Durante a tarde desta quarta-feira (29), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizaram o salvamento de um animal nativo, da espécie Macaco-prego. O animal adulto estava com várias lesões no corpo devido o ataque de cães. Diante das lesões foi recolhido e encaminhado ao GramadoZoo (parque ecológico de Gramado) para atendimento médico veterinário, visando preservar a vida do animal.
Ainda nesta quarta-feira, os policiais realizaram mais uma fase da Operação Força Verde do Comando Ambiental, nominada de “Comércio e cativeiro da fauna silvestre”. Como o próprio nome já determina, esta fase da operação é focada nas atividades de comércio e cativeiro ilegal de animais nativos do brasil.
Durante as atividades, além da verificação de denúncias, os policiais fiscalizaram lojas de aquários, pet shops e agropecuárias nos municípios da Região das Hortênsias. Em um dos estabelecimentos comerciais, uma agropecuária do município de Gramado, a guarnição encontrou um exemplar de Dourado (Salminus maxillosus), peixe nativo e ameaçado de extinção no país. Para o comercio deste animal, o empreendimento deveria possuir uma autorização especial do Setor de Fauna da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e, como não havia, foram tomadas as medidas legais cabíveis.