18.4 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasCEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres

Publicidade

A CEEE Geração e Transmissão enviou na tarde desta quarta-feira, 24, à Fepam, a documentação para obter licença para ampliação da usina de Bugres, localizada em Canela. O projeto básico do empreendimento, aprovado pela Aneel no fim de maio, vai aumentar em mais de 50% a potência instalada da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), de 11,12 MW para  17,62 MW, com instalação de uma nova unidade geradora de 6,5 MW. O investimento, estimado em R$ 28 milhões, deve ser ajustado em função dos impactos da covid na economia e no valor do dólar. O início da operação comercial da nova máquina está previsto para o segundo semestre de 2022.

De acordo com o diretor de Geração do Grupo CEEE, Carlos Augusto Almeida, a aprovação do sumário executivo pela Aneel demonstra a qualidade do projeto e encerra uma discussão que vem desde a assinatura do contrato de concessão da usina, em 2000, e pacifica as mudanças econômicas, legais e ambientais que ocorreram desde então. Por ser um projeto prioritário da Companhia, o andamento do licenciamento será monitorado diariamente na Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura. “Além do incremento na potência, a ampliação da PCH Bugres reafirma o compromisso da CEEE em gerar energia com fontes renováveis e com baixo impacto ambiental”, destaca.

Publicidade

Sobre a Usina de Bugres:

Publicidade

A PCH Bugres está em operação desde 1952 e baseia-se na transposição entre as bacias hidrográficas do Caí para a do Sinos: a vazão do rio Santa Cruz, que corre em altitude de mais de 700 metros, é regularizada pelas barragens do Divisa, do Blang e do Salto, localizadas no município de São Francisco de Paula (RS), e conduzida através de um túnel para o vale do rio Santa Maria, em Canela. A usina está situada no fundo do vale, junto à confluência dos arroios Santa Maria e Bugres.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.