O projeto “Memórias de São Francisco de Paula” retorna às suas atividades agora em formato online. A segunda etapa irá oferecer à comunidade uma forma segura de participar da “Roda de Memória” sobre o conjunto patrimonial formado por Hotel Cavalinho Branco e Lago São Bernardo. Um pequeno grupo vai se reunir no tradicional prédio à beira do lago no dia 18 de julho para reviver lembranças e memórias do local e o público poderá acompanhar, ao vivo, pela internet, pelo Instagram @memoriasdesaochico. Até lá, o projeto recebe a contribuição de moradores e turistas de São Chico. Por meio de um formulário online bit.ly/memoriasdesaochico é possível
enviar fotos, vídeos e textos para contar experiências pessoais, curiosidades e lembrar de momentos especiais vividos nesse local tão significativo para a cidade serrana.
Memórias de São Francisco de Paula é uma realização da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, com Financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com recursos do Pro-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura.
Testemunhos online e distanciamento
Os cuidados de distanciamento levaram o projeto a reduzir a plateia e ampliar a audiência popular. Durante o encontro presencial nas dependências do hotel, cinco convidados do projeto, mediados pela professora Cláudia Duarte, integram a roda de conversa online: as professoras aposentadas Cecília Viana Martins e Ivete Cristina da C. Hoffmann, a professora e pesquisadora Maria Lúcia Teixeira, o engenheiro de produção José Tadeu dos Santos e o médico Moacir Castelo Branco de Albuquerque.
Saiba um pouco de cada um deles:
* Cecília Viana Martins, conhecida como tia Ciça, tem 78 anos e conhece bem o município, suas demandas, suas carências e seus pontos turísticos. Sempre participou de movimentos e atividades pelo crescimento de São Chico.
* Ivete Cristina da C. Hoffmann, 57 anos, mora em Cachoeirinha. Visita São Chico desde 1990 e se hospeda no Cavalinho Branco.
* Maria Lucia da Silva Teixeira, pesquisadora, formada em Ciências Sociais, com pós-graduação em Ecologia Humana, pela Unisinos, e Coordenação de Polos EaD, pela UFPEL. Natural de São Francisco de Paula, a família da professora faz parte da história política do município.
* José Tadeu dos Santos, engenheiro de produção, casado com Ivette Hoffmann, tem 58 anos. Tem paixão pela cidade e uma relação afetiva muito forte com o Hotel e o Lago. Acompanha todos os eventos promovidos pelo município.
* Moacir Castelo Branco de Albuquerque, médico, sempre morou em São Chico e é filho de família tradicional da região – o médico Bellerophonte de Albuquerque e Lurdes Castelo Branco, casal influente e muito respeitado na cidade. Já foi prefeito e vice-prefeito de São Francisco de Paula e atualmente é vereador.
O Projeto Memórias de São Francisco de Paula tem como objetivo valorizar o contato das pessoas com o seu patrimônio cultural. A primeira edição ocorreu no distrito de Cazuza Ferreira, no antigo Cine Serrano, espaço que por 10 anos levou o cinema e a alegria para a comunidade. A Roda
de Memória no Hotel do Campo ocorreu no dia 14 de março com a participação de cerca de 80 pessoas. A terceira e última etapa do Projeto ocorrerá no prédio do Colégio José de Alencar.