6.8 C
Canela
terça-feira, maio 14, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaPolícia Ambiental realiza operação Piracema nas barragens do sistema Salto e blitz...

Polícia Ambiental realiza operação Piracema nas barragens do sistema Salto e blitz na zona rural

Publicidade

Na quinta-feira (02/11), a Polícia Ambiental realizou a Operação Piracema nas barragens do sistema salto, interior do município de São Francisco de Paula. No mesmo dia os oliciais Ambientais ainda realizaram uma blitz na zona rural de Canela e Gramado, ambas as ações com o intuitio de coibir a criminalidade.

A Piracema começou no dia 1º de novembro, e encerra em 31 de janeiro do ano que vem. Atividades como a pesca com redes, tarrafa e espinhéis, proibidas durante o ano todo na região da Serra e Campos de Cima da Serra, passam a ter um caráter agravado, com artigo específico na Lei de Crimes Ambientais. A situação de flagrância de fatos como os descritos acima, é caracterizada pesca predatória, sendo passível de flagrante delito e condução a Delegacia de Polícia para lavratura de ocorrência.

Publicidade

Utilizar linha de mão, caniço ou mesmo um molinete, materiais permitidos o ano todo, não configura crime de pesca. Lembrando que o IBAMA possui em seu site, o cadastro para pescadores amadores (modo embarcado e a beira d’água, em solo), sendo necessário o cadastro do pescador.

Publicidade

Ao conduzir uma embarcação o piloto deve estar devidamente habilitado, podendo ser enquadrado na Lei das contravenções penais por conduzir embarcação sem habilitação. A obtenção do Arrais Amador, nome dado a carteira do piloto habilitado pela Marinha do Brasil, serve também para conhecimento das leis e normas de segurança na condução de embarcação.

Lembrando que cada Bacia Hidrográfica, pode possuir uma Portaria específica, expedida pelo IBAMA, como é o caso do Rio Uruguai, onde a piracema iniciou em 1º de outubro. O período de defeso serve para garantir que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie, e as restrições servem para facilitar a desova dos alevinos.

Blitz na área rural

No fim da manhã de quinta-feira (02/11), os Policiais Ambientais efetuaram patrulhamento em estradas do interior de Gramado e Canela, buscando abordar veículos e identificar seus ocupantes, com intenção de prevenir crimes de natureza ambiental.

Durante os procedimentos foram montadas barreiras veiculares e realizadas vistorias nos veículos que circulavam nas áreas pouco habitadas. A ideia é levar segurança às pessoas que residem na área rural dos municípios atendidos pelo pelotão militar ambiental de Canela.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA/GRAMADO - Na manhã desta terça-feira, 14, duas frentes de trabalho da Corsan estão mobilizadas para finalizar os trabalhos na adutora (tubulação) rompida pelas fortes chuvas nas proximidades da área de captação de água bruta, no Poço da Faca....
CANELA - Na última segunda - feira (13), Canela foi palco de uma impressionante demonstração de solidariedade, com a chegada de um caminhão repleto de doações provenientes de Brasília. A iniciativa, liderada pelas empresas Só Folhas, academia Word e...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.