CANELA – Na tarde de quinta feira (15/12), a Polícia Ambiental realizou uma Operação conjunta com Fiscais de Meio Ambiente do município de Canela, flagrando atividade de desmanche veicular. O responsável pelo local acabou sendo preso em flagrante. As atividades conjuntas de fiscalização, tinham por objetivo verificar a documentação e licenças ambientais de barracões onde há a triagem de materiais recicláveis. Durante os procedimentos, foram flagrados três locais sem quaisquer documentos ou protocolo de regularização de atividade potencialmente poluidora.
Os empreendimentos cumprem papel importante no recolhimento e classificação de materiais recicláveis, porém conforme legislação, há necessidade de possuírem Licença de Operação, documento expedido pelas prefeituras municipais. Ali constam todas as condições e informações referentes ao ramo da atividade desenvolvida. Neste caso, nenhum dos estabelecimentos fiscalizados possuía autorização para funcionamento.
Entre latas de tintas e solventes, pneus inservíveis, componentes eletrônicos, restos de materiais de construção e locais de queimas de resíduos (isopor – motivo de denúncia pela fumaça), foi flagrado uma espécie de desmanche automotivo. Carcaças de veículos estavam depositadas em um dos barracões. Além de peças como caixas de câmbio, foi identificado o chassi de um veículo com licenciamento vencido, e “depenado”, apenas com algumas peças e a lataria. Por tais fatos o responsável pelo barracão foi preso em flagrante delito e conduzido a DP de Canela onde foi lavrado o registro simples.