CANELA – A Polícia Civil desencadeou, na manhã desta sexta-feira (15), operação policial denominada Renânia Exitus, para o combate a grupo de tráfico liderado pelo maior traficante da cidade. Na ação policial, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo dois deles na cidade de Canela e um no litoral norte do Estado, na praia de Xangri-lá, em um imóvel de alto padrão.
O líder do grupo está preso desde 15 de setembro, quando a Polícia Civil de Canela realizou operação policial cumprindo 89 medidas judiciais. Outras medidas também foram cumpridas na manhã desta sexta-feira, como a transferência do chefe do grupo do presídio Estadual de Canela para outro estabelecimento prisional, tendo em vista que, mesmo preso, seguia determinando ordens para a prática do tráfico de drogas na cidade. Além disso, contas-correntes tiveram valores bloqueados a pedido da Polícia Civil e um veículo foi apreendido.
O Delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela e responsável pelas investigações, referiu que se trata do cumprimento das medidas finais em longa e complexa investigação que prendeu o maior traficante do município, desarticulando o grupo, tendo a ação focado em buscas de documentos e bens adquiridos ilegalmente. A autoridade policial referiu que, no curso das investigações, que duraram mais de um ano, grande quantidade de droga foi apreendida, tendo sido presos diversos membros do grupo.
Atualização
No meio da manhã a Polícia Civil informou sobre a prisão de um homem com envolvimento com a organização criminosa. Conforme o Delegado Vladimir Medeiros, o investigado teve sua prisão preventiva decretada. Ele se entregou à Polícia Civil na presença de advogada e é apontado como o principal gerente do grupo, sendo responsável pela distribuição da droga e organização de outros traficantes para venderem entorpecentes.