15.4 C
Canela
domingo, junho 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPolíticaMesa Diretora da Câmara divulga cronograma de trabalho do novo Plano Diretor

Mesa Diretora da Câmara divulga cronograma de trabalho do novo Plano Diretor

Publicidade

Novo projeto com as contribuições da comunidade e dos estudos técnicos contratados pelo Legislativo será protocolado no próximo dia 14; votação está prevista para 16 de novembro.

A Mesa Diretora da Câmara de Gramado, composta pelos vereadores Renan Sartori (MDB – presidente), Professor Daniel (PT – vice-presidente), Cícero Altreiter (MDB – 1º secretário), e Celso Fioreze (PSDB – 2º secretário), promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 6, uma coletiva de imprensa para anunciar os próximos passos de tramitação do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), tendo em vista que a consolidação do texto do projeto chega na sua reta final. Na última terça-feira, dia 4, as principais mudanças na redação da lei foram apresentadas aos vereadores pela procuradora-geral da Casa, Cristiane Bandeira, e pelo secretário de Planejamento, Rafael Bazzan.

Publicidade

De acordo com o cronograma apresentado na coletiva, a minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) será entregue aos parlamentares na próxima terça, dia 11, e, após o PLC 03 ser retirado da Câmara pelo Executivo, será protocolado o novo projeto do Plano Diretor com as contribuições da comunidade e dos estudos técnicos jurídicos e urbanísticos nestes últimos meses de discussões no Legislativo. A programação prevê a leitura do PL no dia 17 de outubro e apresentação dos resultados deste um ano de trabalho na 2ª edição do Fórum Gramado Ontem, Hoje e Amanhã, que ocorrerá no dia 18, das 14h30 às 17h e das 18h às 20h30. Em conjunto ao evento, que será no Teatro Elisabeth Rosenfelt, acontecerá a audiência pública da Secretaria Municipal de Planejamento.

Publicidade

No próximo dia 20, a tramitação do novo PDDI inicia nas Comissões Permanentes de Legislação e Redação Final e na Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social – também conhecida como Mérito. Na semana seguinte, dia 26, está marcada a audiência pública regimental do Plano na Câmara de Vereadores e, na semana do dia 31, os vereadores da Comissão de Mérito, Professor Daniel, Neri da Farmácia (PP) e Rodrigo Paim (MDB), organizam reuniões informativas em pontos estratégicos da cidade para levar até a comunidade as tomadas de decisões que serão colocadas em votação.

Por fim, a expectativa do novo Projeto de Lei do Plano Diretor ir à votação é em 16 de novembro, quando a Casa Legislativa irá convocar uma sessão extraordinária em virtude do feriadão dos dias 14 e 15 (proclamação da república). “Depois de um ano de trabalho, avaliamos com orgulho tudo que foi construído. A redação normativa do texto ficou muito mais clara, consistente e bem operacional, com uma série de procedimentos que vão dar uma clareza na hora de aplicar o Plano. Não tenho dúvidas que será o melhor Plano Diretor e o mais debatido que Gramado já conheceu”, disse o presidente da Câmara, Renan Sartori.

O vice-presidente da Mesa, vereador Professor Daniel, reforçou que o PLC 03 será retirado e tramitará um novo Projeto de Lei. “Será retirado na semana que vem e será protocolado um novo e isso exigirá que um rito aconteça. Por isso, o Fórum é muito importante, pois ele vai detalhar os estudos contratados e que são um legado muito grande para o município”, complementou Daniel.

Cícero avaliou o trabalho dos especialistas contratados como “um passo a frente” da Câmara de Vereadores. “O Plano evoluiu muito, está maduro”, declarou, ressaltando a legitimidade que a Casa do Povo deu às opiniões da população. Celso também enalteceu o trabalho conjunto e a qualificação dos especialistas. “Dentro do novo PDDI vai vir o Reurb (Regularização Fundiária Urbana) prevêndo medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas ao ordenamento urbano. Com certeza, até Canela e outras cidades estão querendo saber como está nosso Plano para ver quem nos ajudou, porque realmente a doutora Vanesca e o professor Benamy (UFRGS) entendem disso. Vai ser um direcionamento para Gramado”, concluiu o vereador Fioreze.

Contratações de especialistas foram fundamentais
Há um consenso, tanto do Executivo, quanto do Legislativo, de que as contratações de assessorias especializadas por meio da advogada Vanesca Prestes e da Fundação Luiz Engler (UFRGS) foram fundamentais para alcançar um texto normativo consolidado e subsidiado no que o Estatuto das Cidades e a Constituição Federal estabelecem como conceitos e requisitos obrigatórios dentro de um Plano Diretor. “Os estudos técnicos são também requisito obrigatório porque são eles que darão segurança técnica urbanística de como pode desenvolver, ocupar e expandir o território de forma planejada e sustentável”, destaca o presidente Renan.

Projeto amplamente discutido
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 03/2021 foi protocolado na Câmara de Vereadores em 24 de setembro do ano passado. No mês seguinte, o Ministério Público (MP), por meio do promotor de Justiça Max Guazzelli, notificou o Legislativo, entendendo que alguns pontos do projeto deveriam passar por ampla revisão técnica e jurídica, podendo gerar até mesmo inconstitucionalidade. Entre novembro e dezembro de 2021 a Câmara iniciou as tratativas com especialistas para que realizassem a revisão aprofundada do PLC.

O ano de 2022 iniciou com uma série de reuniões com entidades e associações de moradores, recebendo contribuições da comunidade para a construção do novo projeto. Foram mais de 15 reuniões entre vereadores e entidades que protocolaram documentos na Câmara.

As contratações dos especialistas (Fundação Luiz Englert, da UFRGS, e doutora Vanesca) se consolidaram entre março e abril deste ano. Desde então, juntamente aos vereadores, Executivo, e Comissão do Plano Diretor dialogam para construir – através de reuniões, discussões e visitas de campo – o novo projeto, o qual é considerado o mais importante da última década.

Próximos passos da tramitação*

11/10 – Entrega da minuta do novo PLC aos vereadores
14/10 – Protocolo do novo Plano Diretor
17/10 – Leitura do projeto em sessão
18/10 – Fórum Gramado Ontem, Hoje e Amanhã e audiência pública da SMP
20/10 – Tramitação do PLC nas comissões
26/10 – 1ª audiência pública regimental da Câmara
31/10 até semana do dia 7/11 – Reuniões informativas (Comissão de Mérito)
16/11 – Previsão de votação em sessão extraordinária

*Cronograma sujeito a alterações

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - O atual administrador do Hospital de Caridade de Canela (HCC), Aristides Feistler, recebeu a reportagem do Jornal Digital Canela para esclarecer dúvidas, relatar mudanças e melhorias que vêm sendo feitas na casa de saúde. “É sempre importante...
CANELA - Em uma iniciativa que visa promover a qualificação profissional no setor rural, o Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela - CIDICA, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e o Sindicato...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.