Animal estava no alto de um paredão na Pedreira Municipal e foi retirado com técnicas de salvamento em altura. Após o resgate, foi entregue ao tutor e encaminhado para atendimento veterinário.
GRAMADO | O Corpo de Bombeiros Militar, por meio do Pelotão de Gramado, realizou o resgate de um cão que estava preso em um cânion na Pedreira Municipal, em Gramado. A ocorrência foi comunicada à corporação via WhatsApp.
Ao chegar ao local, a guarnição avistou o animal no alto do paredão. Os bombeiros utilizaram uma viatura 4×4 para acessar o topo do cânion e montaram o sistema de ancoragem necessário para iniciar a operação de salvamento em altura.
A equipe realizou cinco descidas, incluindo a transposição de uma queda de aproximadamente três metros, até alcançar o cão. Com o uso de equipamentos específicos, o animal foi acomodado em uma cadeirinha de resgate e içado em segurança, com os devidos cuidados durante toda a operação.
Após ser retirado do cânion, o cão foi levado para um local seguro e entregue ao tutor. O órgão sanitário do município também foi acionado e realizou o encaminhamento do animal, junto com o responsável, para atendimento veterinário. Concluído o resgate, os bombeiros recolheram os equipamentos e retornaram ao quartel.
A ocorrência reforça a importância do preparo técnico e da utilização de equipamentos adequados em operações de salvamento. Em situações de risco envolvendo pessoas ou animais, a orientação é não tentar realizar o resgate por conta própria e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

















