5.6 C
Canela
domingo, 24 agosto, 2025
spot_img
InícioSegurançaCombate a focos de incêndio no Morro Agudo tem ações conjuntas

Combate a focos de incêndio no Morro Agudo tem ações conjuntas

spot_img
spot_img

Desde domingo, dia 26, a Secretaria do Meio Ambiente de Gramado, o Corpo de Bombeiros e a Patram estão atuando juntos no combate a focos de incêndio no Morro Agudo, interior do município. Por ser de difícil acesso, o combate aos focos nesta mata não pode ser feito com o uso de mangueiras, por exemplo. Mas nesta quinta-feira, dia 30, o Corpo de Bombeiros de Gramado obteve o reforço de um helicóptero da Polícia Civil gaúcha, equipado com uma bolsa de combate a incêndio com capacidade de 900 litros de água por lançamento.

Desde domingo, dia 26, os bombeiros fizeram duas incursões na mata por lados diferentes no morro e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente também foram ao local em três oportunidades, executando o combate ao fogo. “É difícil chegar aos pontos de queimadas. Numa das vezes, os bombeiros caminharam por 45 minutos”, afirmou o major Márcio Batista, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros. A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, explicou que os focos se proliferam bastante (mesmo após a ação dos bombeiros e técnicos em pontos específicos) porque eles ocorrem também na vegetação existente na encosta de pedras. A causa mais provável é a estiagem.

O comandante do Pelotão Ambiental (Patram) de Canela, tenente Jeferson Zanini, explicou que fatos como este podem não ter ação humana, mas origem no descaso das pessoas com o meio ambiente. Exemplificou que um pedaço de vidro deixado no mato, pela intensidade do sol e a seca, pode gerar um pequeno fogo e se alastrar. Alertou que quem eventualmente contribuir para um incêndio, pode ser responsabilizado criminalmente.

Eles orientam as pessoas a não entrarem na mata para tentar conter o fogo, pelo risco de provocarem uma situação inesperada, que exija um socorro difícil de ser executado.

Reunião

Para avaliar e debater as ações de combate a incêndios em mata, principalmente no Morro Agudo, na tarde desta quinta-feira, dia 30, ocorreu reunião no Corpo de Bombeiros de Gramado, com a participação da secretária Cristiane Bandeira, do major Márcio Batista, e do tenente Jeferson Zanini.

Devido a este período prolongado sem chuvas, eles alertam a comunidade para as seguintes medidas:

1- Não usar fogo para limpeza da propriedade ou para renovar a pastagem, pois neste período de seca e com a mudança dos ventos, o fogo poderá se propagar e ocasionar queimadas.

2 – Não lançar bitucas de cigarro pelas janelas dos veículos ou ao longo de trilhas, estradas ou avenidas.

3 – Não queimar resíduos (lixo) como galhos, podas, grama, etc, pois além de ser descarte irregular poderá resultar em focos de incêndios.

4 – Provocar incêndio em vegetação nativa, além de danificar a mata nativa, pode ocasionar danos à fauna local, sendo crime ambiental.

5 – Caso identifique pontos de fogo, avisar, imediatamente, o Corpo de Bombeiros de Gramado (telefone 54-3286-1549).

Focos de incêndio têm sido controlados pelos bombeiros e técnicos da Secretaria – Fotos: Divulgação/Major Batista, Divulgação/Secretária Cristiane, Divulgação/Tenente Zanini
spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Na noite de sexta-feira (22), por volta das 18h20, os Bombeiros municipais de São Francisco de Paula foram acionados para combater um incêndio de grandes proporções em uma residência localizada na Rua Alberto de...
GRAMADO | Após 11 dias dedicados à celebração da sétima arte, o Festival de Cinema de Gramado encerra sua 53ª edição neste sábado, 23 de agosto. Considerado um dos mais importantes eventos audiovisuais da América Latina e o maior...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img