10.9 C
Canela
domingo, abril 21, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEducaçãoAlunos da Educação Infantil de Canela retornam às aulas

Alunos da Educação Infantil de Canela retornam às aulas

Publicidade

CANELA – As férias chegaram ao fim para as crianças da rede municipal de Canela. Nesta segunda-feira (5), cerca de 800 pequenos, com idades entre 0 e 5 anos, retornaram às salas de aula. Nas oito Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), equipes prepararam atividades especiais para receber os alunos e marcar o início do ano letivo.

Segundo a secretária da Educação, Janete da Silva Santos, o retorno às aulas é um momento crucial para pais, alunos e escolas. “Estamos todos muito felizes e empolgados com o ano letivo que se inicia. É fundamental proporcionar um ambiente lúdico, saudável e estimulante para o desenvolvimento ideal das crianças”, enfatiza.

Publicidade

A rede de educação infantil de Canela é composta por oito escolas municipais, um educandário de gestão compartilhada e dez escolas terceirizadas, totalizando 2409 crianças matriculadas na modalidade de educação infantil.
Com o retorno às aulas, a administração municipal reafirma o compromisso com a educação e o bem-estar das crianças, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e desenvolvimento integral.

Publicidade

LISTA DE ESPERA

A Secretaria de Educação de Canela reforça seu compromisso com a transparência e eficiência no processo de matrículas para a educação infantil. Cumprindo integralmente o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, o município assegura a viabilização da matrícula em escola de educação infantil para todos os inscritos na listagem oficial.

Desde 05/08/2019, a inscrição dos candidatos na lista de espera pode ser realizada de forma online, através do site da Prefeitura Municipal de Canela, no endereço: canela.rs.gov.br. Na aba “Lista de Espera Educação Infantil”, os responsáveis podem efetuar a inscrição, realizar alterações de escola, renovar a inscrição, desistir da vaga e consultar a lista de espera.

Para aqueles que necessitam de assistência, o atendimento presencial está disponível na Secretaria de Educação, localizada na rua Borges de Medeiros, 926.
As modalidades atendidas na educação infantil incluem Berçário 1 (0 a 1 ano), Berçário II (1 a 2 anos), Maternal (2 a 3 anos), Maternal II (3 a 4 anos), Pré I (4 a 5 anos) e Pré II (5 a 5 anos e 11 meses).
Em dezembro de 2023, haviam 990 crianças inscritas na fila de espera, das quais 611 foram chamadas até 5 de fevereiro deste ano, a lista de espera ainda está em movimentação.

ENSINO FUNDAMENTAL

O aguardado retorno às atividades escolares para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de em Canela está marcado para o dia 19 de fevereiro. Cerca de 3200 estudantes, distribuídos em 14 instituições de ensino, se preparam para retomar sua rotina.

Nesta semana, a Secretaria de Educação está convocando os inscritos no primeiro ano do turno integral para efetuarem suas matrículas. Em caso de qualquer estudante não ser contemplado, os responsáveis são orientados a procurar a Secretaria de Educação para buscar soluções alternativas.
A secretária Janete esclarece que a obtenção da vaga segue três critérios principais: primeiro, considera-se o zoneamento, garantindo que os alunos estejam próximos às escolas; segundo, dá-se prioridade aos alunos provenientes da rede infantil pública municipal; e terceiro, é levado em conta se o aluno já possui irmãos matriculados na escola, priorizando a manutenção da unidade familiar no ambiente escolar.

No dia 14 de fevereiro, a partir das 18h30, no Teatro Municipal acontece a abertura do ano letivo 2024, um encontro com todos os servidores da rede municipal de ensino. Na ocasião, Beatriz Peruffo, fará uma palestra “Acolhimento – Cuidar de Mim”, destacando o aumento da autoestima e autoconhecimento, dentro outros temas.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A Polícia Civil prendeu, na tarde de sexta-feira (19), dois homens em flagrante durante a venda de drogas em uma residência localizada no Bairro Vila do Cedro. Na ação, foram apreendidas buchas de cocaína no momento em...
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.