Publicidade

Na semana passada foi publicada na página do Facebook do Jornal Digital Canela uma enquate perguntando sobre como está o serviço de transporte intermunicipal em Canela e Gramado. O assunto teve uma grande repercussão, gerando reclamações por parte dos usuários do serviço. Entre os problemas destacados, a superlotação e a demora entre um horário e outro foram os problemas destacados. Mesmo antes da pandemia estas questões já causavam descontentamento dos usuários, e teria ficado mais dificil nestes meses de quarentena.
Entre os relatos na página, usuários comentam que algumas vezes o ônibus vem lotado e o motorista, quando para informa que é para esperar o próximo, porém o seguinte sempre demora e algumas vezes também vem cheio. Outra reclamação é com relação ao último horário de Gramado para Canela que é as 23h, sendo que muitas pessoas trabalham em hoteis e restaurantes e não conseguem sair a tempo de pegar o ônibus. Moradores da Barragem do Salto em São Francisco de Paula também reclamaram do servi prestado. Segundo relatam, antigamente o ônibus descia até a barragem, mas agora precisam pegar o transporte na parada da rodovia. Eles também reinvindicam um horário mais cedo, pois hoje o primeiro horário é às 6h40. Quem começa a trabalhar as 7 horas em Canela ou Gramado não consegue chegar a tempo.


Funcionários também sofrem

Uma pessoa que já trabalhou na empresa também relatou o seu ponto de vista de como é atender os usuários. “É horrível tu escutar coisas dos passageiros sem ter a devida culpa . Se vocês acham humilhante o serviço prestado imagina para o funcionário que pega as 4h30 da manhã na garagem pra puxa o primeiro horário. E trabalha até a tardezinha. Chega na garagem acerta e vai pra casa umas 20h ou 21h”, destacou. Ela comentou ainda que muitas vezes era necessário fazer refeições no ônibus, sem contar o baixo salário e ainda ter descontos caso haja uma roleta a mais.

Publicidade


O que dizem o Daer e Prefeitura

Sobre a questão de superlotação nos ônibus, a Prefeitura de Gramado informa que a fiscalização do transporte intermunicipal é de competência do Daer. No entanto, salientam que estão fiscalizando as linhas que circulam dentro do município.
O Daer informou que estão tomando providências. O Daer esclarece que a empresa já retomou alguns horários, o que deve eliminar o problema da superlotação. De qualquer forma, ainda nesta sexta-feira (25) a equipe de fiscais da autoria irá verificar a questão para avaliar se o problema foi resolvido. A informação repassada é de que a Citral já foi notificada sobre os problemas.

Publicidade


Supervisor da Citral na Serra fala sobre melhorias e responde dúvidas

Supervisor Antônio Pereira e o gerente da unidade, Antonio Almeida

A reportagem do JD Canela foi prontamente recebida pelo Supervisor da Citral na Serra, Antonio Gualberto Pereira e pelo gerente da unidade, Antonio Carlos Almeida. Tão logo tomaram conhecimento da enquete, abriram as portas da empresa para que a reportagem pudesse ver os procedimentos adotados durante a pandemia.
Com relação aos cuidados com a frota, Pereira salientou que todos os ônibus passam por um minuncioso processo de higienização. Quando o veículo retorna para a garagem, é lavado por fora e uma máquina pulveriza um produto específico para higienização no seu interior. Durante este procedimento, o ar condicicionado também é acionado para que o processo de desinfecção seja completo. Por fim, utilizando um segundo produto específico para higienização, um funcionário realiza a limpeza das partes metálicas e de maior contato no interior do coletivo.
Depois de todo esse processo o coletivo está pronto para atender a comunidade. Almeida lembra que tanto os ônibus de linha como os executivos passam por este processo. Ele destaca ainda que todos os coletivos possuem recipientes com alcool gel para higienização.


Esclarecendo questionamentos

Em seguida, Pereira e Almeida falaram sobre os principais questionamentos dos usuários, como excesso de passageiros, poucos horários e motoristas não parando nas paradas alegando estarem lotados. Devido a nova realidade imposta pela pandemia, a empresa precisou se adaptar. “Hoje está proibido o transporte de passageiros em pé”, lembra Almeida. Diante disso a empresa precisou adotar estratégias para atender da melhor forma. Ao invéz de dividir os horários de 20 em 20 minutos, há casos em que ele passa com intevalo de cinco minutos, dependendo do fluxo verificado para aquele horário. Quando o motorista atinge o limite de passageiros sentados, ele deve orientar as pessoas que estão na parada para que aguardem o próximo coletivo que vem em seguida.
Almeida explica que desde o início de abril, é feito um controle diário do número de passageiros que cada coletivo transporta. Com isso, é possível identificar quais os horários em há maior fluxo de passageiros. “Quando vemos a nececidade, já colocamos um reforço extra para aquele horário onde há mais movimento”, destaca o supervisor. De segunda à sexta-feira, há 84 ônibus fazendo o trajeto Saiqui-Várzea Grande e o contrário. Para exemplificar, do Salto-Gramado (7hs), Saiqui-Várzea (7h), Corsan-Gramado (7h05), Canela-Gramado (7h05) e Gás-Gramado (7h10), este é um horário onde foi constatado um fluxo maior de passageiros. “Com o controle estatístico que vem sendo realizado podemos atuar na prevenção de problemas”, comenta Pereira.


Barragem do Salto


Outra reclamação dos leitores do JD Canela foi em relação ao fato do coletivo não estar mais descendo até a Barragem do Salto, o que faz com que os moradores tenham que ir até a rodovia para pegar o transporte. Conforme o gerente da unidade, a estrada na barragem está em condições precárias, o que impossibilita o ônibus de chegar e manobrar no local. “Estamos aguardando que sejam realizadas melhorias na estrada para que possamos descer com segurança até lá”, comenta Almeida. A Barragem do Salto pertence ao município de São Francisco de Paula.


Último horário

Outra questão levantada pelos usuários é em relação ao último horário ser às 23hs, pois tem pessoas que trabalham até mais tarde em hoteis, restaurantes, entre outros e tem dificuldade em retornar para casa. O supervisor lembra que durante a realização do Natal Luz já foi ampliado este horário e que se houver necessidade poderá ser extendido para além das 23hs.


Sem demissões


Almeida e Pereira destacaram também que, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, a empresa não demitiu nenhum funcionário. “Tivemos redução de jornada, mas conseguimos manter os empregos dos nossos colaboradores”, afirma Almeida.


Projetos para 2021


O supervisor antecipou ao JD Canela dois projetos que estão previstos para o ano que vem. Um deles é a modernização no sistema de cobrança de passagens que passará a ser com o emprego de cartão magnético. Outra iniciativa será a implantação de um aplicativo onde o usuário poderá acompanhar o deslocamento e horário dos ônibus, podendo assim optar pelo que melhor lhe atende naquele momento. “Estavámos planejando a implantação do cartão para este ano, em caráter experimental, mas fomos surpreendidos pela pandemia”, comenta Pereira.
O supervisor finalizou destacando que os questionamentos fundamentados sempre ajudam a empresa a buscar melhorias. Salientou ainda que a Citral está sempre disposta a ouvir seus usuários visando sanar dúvidas e garantir um atendimento satisfatório a todos.

A Citral precisou se adaptar a nova realidade imposta pela pandemia e ajustar horários e processo de higienização dos coletivos
Publicidade