“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”.   

PROVÉRBIO 16.1

Prezado(a) Leitor(a),

Já se passou um mês de 2022 e parece que foi ontem que estávamos comemorando a virada de um novo ano com nossos familiares e amigos ao som de foguetes e votos de saúde e prosperidade. Certamente, a maioria estabeleceu novas metas (pelo menos editou as antigas), definiu objetivos e lançou sonhos para serem concretizados nos próximos 12 meses. A pergunta que deixo no ar é: de onde veio a inspiração de tudo que você quer viver? Qual é a fonte ou a força impulsionadora que o fez traçar a rota a ser seguida?

Quantas vezes já nos frustramos por escrever aquelas coisas que queríamos tanto realizar e perceber que não decolaram como prevíamos ou, pior, nem sequer saíram do chão? É claro que a falta de persistência, de não percorrer as etapas necessária e a inconstância são inimigas implacáveis. Contudo, há um elemento indispensável que, como o próprio nome diz, sem o qual seguiremos frustrados e decepcionados.

Bem, o provérbio em apreço extraído das Escrituras Sagradas nos faz refletir sobre a  – necessidade de consultar o Senhor e Criador de nossas vidas a respeito de quais planos e objetivos Ele tem preparado para cada um de nós. Assim como somos seres únicos em todo o universo, Deus tem um plano “customizado”, específico e singular para cada filho Seu. Heróis da Bíblia como Davi ilustram bem esta verdade. Em seu emblemático confronto com o gigante Golias, Deus inspirou Davi como enfrentar e vencê-lo. O Senhor tinha planos grandes para ele – depois de alguns anos após aquele enfrentamento vitorioso, Davi se tornou o maior rei que Israel teve.

Podemos extrair desta história algumas lições – de que devemos ter uma vida de intimidade com o Criador; de que nossos desejos e objetivos precisam estar alinhados com o que Deus quer que vivamos conforme Sua perfeita e agradável vontade; e se assim procedermos teremos uma vida plena e abundante, sem decepções e derrotas. Problemas sempre haveremos de enfrentar e superar, mas quando estamos sob os desígnios divinos é diferente – embates sim, mas vitórias também! Tenha sempre uma perspectiva de longo prazo  – evite o imediatismo, pois ele pode lhe trair (Davi foi ungido como rei de Israel quando tinha aproximadamente 15 anos, mas só se tornou monarca efetivamente cerca de 20 anos depois).

Esforce-se e tenha bom ânimo para saber e viver o que o Senhor tem reservado para sua vida – busque-O, pergunte e receberá a resposta. Deus quer que você coloque em prática tudo aquilo que Ele tem idealizado para você. E ao proceder desta forma, sua vida não será a mesma!