25 C
Canela
domingo, maio 5, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasReunião discute déficit da empresa que opera o transporte público em Gramado

Reunião discute déficit da empresa que opera o transporte público em Gramado

Publicidade

GRAMADO – Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo. O encontro contou com a participação de representantes da empresa, do Secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Tiago Procópio, e da Procuradora-Adjunta do Município de Gramado, Caiene Rodrigues. O objetivo principal foi discutir o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 24/2024 que tramita na Casa e autoriza a concessão de subsídio tarifário ao serviço público de transporte coletivo no valor de R$ 594.603,56.

Foram abordados na reunião os números do déficit da empresa. O ponto central do encontro destacou a situação jurídica e operacional do transporte público na cidade, que carece de um contrato de licitação válido. Sem este contrato, o Executivo Municipal afirma que não pode subsidiar o transporte como em outras cidades, onde há empresas contratadas para atender a comunidade. Atualmente, não há licitação vigente para o transporte público no município. O modelo existente depende do repasse de dinheiro para a empresa depois que ela fecha os números.

Publicidade

Segundo o Jurídico da Prefeitura, a falta de licitação também impede que a Prefeitura faça um planejamento anual para subsidiar o transporte público de forma mais eficaz. “Apesar dos esforços para justificar a impossibilidade de realizar uma licitação nos últimos três anos, há pressão do Ministério Público para que o processo seja realizado”, explica Procópio.

Publicidade

A empresa atualmente presta um serviço deficitário, mas é o único disponível, segundo a Prefeitura, e o município é obrigado a subsidiá-lo para evitar deixar a população desatendida. No entanto, aumentar o número de linhas ou expandir o serviço só aumentaria o déficit, tendo que ser novamente aportado pelo Município. Alternativas para o preço aplicado na passagem também foram discutidas.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A semana foi de trabalho intenso de todas as Secretarias da Administração Pública de Gramado a fim de sanar os problemas causados pelo grande volume de chuvas que assolou todo o Estado.Equipes técnicas do Meio Ambiente, Planejamento...
CANELA - Na tarde de sábado (04/05), auxiliaram no resgate a uma família que buscava socorro para fugir de uma área de risco na zona rural de Canela. Na ocasião, os Policiais Ambientais receberam solicitação do Corpo de Bombeiros...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.