Publicidade

Segunda semana do mês de agosto, já com virada no tempo mais significativa no Sul do Brasil após a passagem de uma frente. Nesta segunda-feira (07), o sistema segue avançando ao longo do dia e combinado a circulação dos ventos reforça nuvens de chuva sobre grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com exceção apanas do norte paranaense.

Há risco de temporais por toda a Fronteira Oeste, no sudoeste e parte das áreas centrais do Rio Grande do Sul neste começo de semana. Nas capitais como Florianópolis, Porto Alegre e áreas serranas dos estados a chuva acontece forma moderada a forte. No Paraná (sudoeste), a chuva acontece à tarde e pode vir acompanhada por raios e ventos.

Publicidade

Atenção: As rajadas de vento ganham um pouco mais de intensidade no litoral do Rio Grande do Sul, podendo atingir de 50 a 70 km/h independente da chuva.

Publicidade

O sistema se afasta já na terça-feira (08), mas a circulação dos ventos mantém áreas de instabilidades ativa na região, estendo a chuva até quarta-feira (09). O tempo fica encoberto e chuvoso, inclusive no sul do Paraná, Santa Catarina (leste e Rio Grande do Sul (nordeste).

Atenção: a região centro-leste da Região Sul (entre o litoral e todas as capitais), devem ter um acúmulo de chuva em torno de 40 mm em Porto Alegre, 50 mm em Florianópolis e 30 mm em Curitiba durante esses dias.

Temperaturas diminuem

Depois do fim de semana quente e seco, a tendência é de queda nas temperaturas para muitos municípios do Sul do Brasil já a partir desta segunda-feira (07), começando, pelo Rio Grande do Sul. Nos decorrer dos próximos dias, com a entrada do ar frio e excesso de nebulosidade e umidade, as temperaturas, principalmente as máximas, ficam mais baixas também em Santa Catarina e no Paraná. Com informações da Climatempo. 

Publicidade