10.8 C
Canela
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeitura inicia desassoreamento do Parque do Lago

Prefeitura inicia desassoreamento do Parque do Lago

Publicidade

CANELA – A Prefeitura de Canela, através da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, iniciou nesta quarta-feira (19/6) um importante projeto de desassoreamento no Parque do Lago. Esta ação é essencial para conter as águas das chuvas, evitando muitos alagamentos ao longo do percurso do Arroio Canelinha.

O desassoreamento visa a retirada de sedimentos acumulados no fundo do lago e em seu entorno, que, ao longo do tempo, comprometem a capacidade de armazenamento de água e a qualidade do ecossistema aquático.

Publicidade

Relevância da iniciativa

Publicidade

O secretário adjunto de Obras, Laurício Marques, destacou a importância desta iniciativa: “O desassoreamento do Parque do Lago é fundamental para a manutenção da infraestrutura urbana e para a segurança e bem-estar dos moradores de Canela. Além de prevenir problemas futuros, essa ação contribui para a preservação de um espaço de lazer e convivência que é muito querido pela nossa comunidade.”

Ele também alertou que a intervenção pode causar transtornos aos moradores devido ao mau cheiro do lodo retirado do local, mas ressaltou que o serviço é essencial. “Os detritos ficarão o menor tempo possível nas bordas e depois serão carregados para um local já licenciado”, explicou.

Acompanhamento e licenças

O prefeito Constantino Orsolin acompanha de perto os trabalhos da empresa contratada e comenta que todas as licenças ambientais foram expedidas para a realização do serviço. O prefeito também destaca que para prevenir alagamentos e minimizar os impactos das fortes chuvas o serviço é de suma importância, pois aumenta a capacidade de armazenamento do lago e arroio e ajudam a capacidade do local suportar grandes precipitações.

Futuras intervenções

Além do desassoreamento, o lago também deve ser despoluído num futuro próximo. Uma das contrapartidas da assinatura do convênio de aditivo da concessão da Corsan-Aegea é a intervenção na rede de esgotos que desembocam no local e a solução para a estação de tratamento instalada no parque.

Outro local, que já vem recebendo melhorias é na rua Felisberto de Moraes, no passeio do Parque do Lago, onde a equipe de drenagem trabalha na recuperação do canal.

Compromisso com a sustentabilidade

A Prefeitura de Canela reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população, implementando ações concretas que garantem a preservação dos recursos naturais e a segurança dos moradores. O investimento de recursos previstos para o desassoreamento do lago é de no mínimo R$ 500 mil reais.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A semana começou com uma importante reunião entre os representantes dos partidos que apoiam a pré-candidatura para prefeito e vice, de Gilberto Cezar (PSDB) e Tolão, Gilberto Tegner (PDT). Durante o encontro, Evandro Cardoso foi apresentado como...
CANELA -  Com três vitórias em quatro jogos, o União Santa Marta segue isolado na liderança da Segundona de Futsal. No entanto, a equipe pode perder a primeira colocação na rodada desta segunda-feira (15/07), caso o Certinho Evento consiga...
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.