Durante a manhã desta sexta-feira (26), uma guarnição do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela realizou atendimento de denúncia de poluição em propriedade privada (condomínio), na zona urbana de Gramado.
O empreendimento possui licença de operação válida, porém no local constatou-se que a estação de tratamento de efluentes elevatória (ETE) está realizando o lançamento de efluentes cloacais diretamente na rede pluvial, sem nenhum tratamento, de forma irregular, causando a poluição de um banhado.
Em virtude do que fora constatado, o responsável pelo condomínio foi preso e encaminhado até a Delegacia de Polícia de Gramado, onde foi realizado o registro e tomada às medidas pertinentes de responsabilização dos demais suspeitos dos fatos.
Pássaro encaminhado ao zoológico
Na manhã de quinta-feira (25), policiais militares se deslocaram até o Zoológico da Universidade de Caxias do Sul a fim de realizar o encaminhamento de pássaro nativo espécie Rabo de Palha. O animal ainda filhote, foi recebido por Bióloga, e passará por avaliação médico veterinária, o que definirá se existe a possibilidade de inserção no seu habitat natural. Proveniente de entrega voluntária feita diretamente no quartel do Policiamento Ambiental de Canela, o nativo foi recolhido após ter caído do ninho, em área residencial do município.
Crime contra a flora em São Francisco de Paula
Durante a manhã de quarta-feira (24) a guarnição realizou atendimento de denúncia de desmatamento em uma propriedade privada localizada no loteamento Alpes de São Francisco, zona urbana de São Francisco de Paula. No local constatou-se a supressão de vegetação nativa do bioma mata atlântica, dentre as quais destaca-se a espécie xaxim, especialmente protegida. Diante da falta de licença ambiental o responsável foi autuado e responderá por crime contra a flora.