21.5 C
Canela
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoOrquestra Sinfônica de Gramado brilha na abertura do 8° Gramado in Concert

Orquestra Sinfônica de Gramado brilha na abertura do 8° Gramado in Concert

Publicidade

O 8° Gramado in Concert foi aberto oficialmente na noite de sábado, 12, com concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado. Sob a regência do diretor artístico e maestro Linus Lerner, os músicos foram aplaudidos de pé em diversos momentos pelo público, que compareceu em bom número à Sociedade Recreio Gramadense.

O programa do concerto contou com obras de Lebrun, Nepomuceno, Weber, Dvořák e, ainda em destaque, obras alusivas aos 230 anos de nascimento de Rossini, 125 anos de morte de Johannes Brahms e aos 30 anos de morte de Piazzolla. O concerto teve também a participação dos solistas Ricardo Barbosa (oboé), Ovanir Buosi (clarinete) e Carmelo de Los Santos (violino).

Publicidade

ABERTURA

Publicidade

Na solenidade de abertura, que foi realizada antes do concerto, o diretor artístico do festival, Linus Lerner, destacou que o Gramado in Concert oferece música de qualidade gratuitamente. “Música de qualidade é cultura. Um povo que tem cultura é um povo que tem identidade. Como gostar de música clássica, sem acesso? O festival traz esperança de espírito, traz esperança para esses músicos. Com o Gramado in Concert, estamos dando oportunidade de acesso a toda a comunidade. Viva Gramado e viva o Gramado in Concert”, afirmou Lerner.

Já a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, anunciou a criação da Orquestra Jovem de Gramado, que fará 10 apresentações durante o 37° Natal Luz, a partir de 27 de outubro de 2022. “Nossa Orquestra Sinfônica de Gramado fará um programa para formação da Orquestra Jovem. Sabemos que as ações da área cultural dependem de decisões políticas e nunca faltou incentivo para a cultura nas nossas administrações. Estamos todos muito felizes por voltar a fazer um festival totalmente presencial. Sentimos tanta falta nesses dois anos de reclusão. Que possamos unir as pessoas pela música”, projetou.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, lembrou a criação da Orquestra Sinfônica de Gramado em 2011. “Gramado respira cultura diariamente com nossos eventos e os eventos gratuitos proporcionam envolvimento da comunidade”, completou.

Domingo de apresentações no Sky Palace, Vila do Vinho e Recreio

Após o concerto de abertura, a programação continua repleta de atrações neste domingo, 13. Pela manhã, o quinteto de metais Five Brass fez sua apresentação no Sky Palace Hotel.  Criado em 2016, na cidade de Volta Redonda (RJ), o grupo é formado pelos trompetistas Matheus da Silva Bento e Gabriel Ferraz da Silva, trompista Gleidson Henrique Costa Leite, trombonista Estevao Roque Fideles e o tubista Vinicius Gonçalves Gil.

Na parte da tarde, também no Sky Palace Hotel, a partir das 17h, o quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno faz sua estreia na programação. Criado em 1998, em Fortaleza (CE), atualmente é formado por Alexandre Sousa (flauta), Joilson Carneiro dos Santos (oboé), Jonatas Gaudêncio (clarineta), Robson Lima (trompa) e Gabriel da Silva Pereira (fagote).

Depois, a partir das 18h30, na Vila do Vinho, que está instalada na Praça das Etnias, o quarteto Zacur faz sua apresentação. O Zacur Quartet é formado por jovens músicos estudantes e ex-estudantes do Conservatório de Tatuí, uma das escolas de música mais renomadas da América Latina. Fazem parte do grupo os violinistas Mateus Vieira e Micael Machado, o violista Jonathan Martins e o violoncelista Marthin Goiano.

TRANSMISSÃO VIRTUAL

Para fechar a programação de domingo, a Sociedade Recreio Gramadense recebe, a partir das 20h, a Camerata da Orquestra Jovem de São Paulo. Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem de São Paulo, regida pelo maestro Cláudio Cruz, é sinônimo de excelência musical no Brasil há mais de 40 anos. O grupo participa do festival com a apresentação do concerto “Música para Cordas”, sob a regência do maestro convidado Leandro L. Serafim, coordenação e solo do violista Gabriel Marin. O concerto terá transmissão ao vivo pelo canal Gramado Eventos TV no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lcjrkOxtwrc

SOBRE O GRAMADO IN CONCERT

O Gramado In Concert Gramado está entre os principais festivais de música erudita do Brasil. Em oito dias de programação, o evento, que ocorre até 19 de fevereiro, terá 10 concertos de orquestras, bandas e corais, cinco recitais de professores e alunos, 10 recitais de grupos de Câmara e 10 ações formativas para o público.

Com direção artística de Linus Lerner, Allan John Lino e Leandro Libardi Serafim, o 8° Gramado In Concert conta com 180 estudantes de música recebendo orientação com mais de 20 renomados músicos do cenário nacional e internacional. O evento é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur. O evento tem patrocínio master do Laghetto Golden e apoio da Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Cia aérea oficial: Azul. Colaboradores: Sicredi Pioneira e Senac.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES

Domingo (13)

17h – Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno

Sky Palace Hotel

18h30 – Zacur Quartet

Vila do Vinho – Praça das Etnias

20h – Música para Cordas com a Camerata da Orquestra Jovem de São Paulo

Sociedade Recreio Gramadense

Segunda-feira (14)

10h – Conhecendo o Festival com a Orquestra Sinfônica

Expogramado

15h – Conhecendo o Festival com a Banda Sinfônica

Expogramado

17h – Five Brass

Sociedade Recreio Gramadense

18h30 – Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno

Vila do Vinho – Praça das Etnias

20h – Música para Sopros com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo

Sociedade Recreio Gramadense

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
O destaque foi o lançamento do mais novo curso, o inédito Curso de Mascotes.CANELA - Aconteceu na quarta feira (27), um evento de prestação de contas e apresentação dos resultados, do trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Desenvolvimento e...
GRAMADO - Na tarde desta quinta-feira, 28, o Gramadense viaja até o sul do Estado para seu segundo compromisso pelo Gauchão Sub-17. Em Pelotas, o CEG enfrenta a equipe do Progresso, no CT Rubro Negro, a partir das 15...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.