REGIÃO – O programa Microfone Aberto, da Rádio Massa recebeu nesta quinta-feira (29) o empresário Valceu Tegner (Alemão das Grama) que expôs uma questão que pode se tornar um grande problema para Canela e Gramado, relacionado a tubulação que leva água a estes dois municípios. Ele destacou que é morador da localidade de Poço da Faca, área pertencente a São Francisco de Paula. Segundo ele, devido a falta de manutenção na estrada que tem extensão de 2.300 metros, os canos de alta pressão existentes na via estão expostos e correndo grande risco de rompimento. Caso isso venha ocorrer, Canela e Gramado sofrerão com o desabastecimento de água. Há ainda o risco de acidentes, pois a pressão da água é muito forte e jogaria facilmente um carro a metros de distância.
Conforme Tegner, em 2017 foi feito um acordo, devidamente documentado, onde os municípios de Canela e Gramado se comprometem a manter a estrada em perfeitas condições. “Nos últimos quatro anos pra cá a Prefeitura de Gramado se recusou a fazer qualquer tipo de manutenção lá, sendo que a lei ampara, tem documento para isso. Nós entramos no Ministério Público e o MP está fazendo contato com as prefeituras para apurar a razão de que o acordo de manutenção não está sendo cumprido”, destacou Tegner.
Ainda segundo Tegner, as chuvas dos últimos meses contribuíram muito para a exposição dos canos, aumentando ainda mais o risco de rompimento. Em reunião com a Corsan, Tegner destaca que eles não se negam a colaborar, mas que precisam da parceria das duas prefeituras. A solução apontada por Tegner para resolver o problema seria a pavimentação daquele trecho. “ Se não houver uma manutenção urgente naquela estrada, a qualquer momento vai ter rompimento de cano”, afirmou.