Mátria Jazz Festival acontece neste sábado com shows em meio à natureza

0
35
Mátria Parque de Flores - Crédito Joana Moreira
Publicidade

São Francisco de Paula recebe neste sábado, dia 9 de julho, a primeira edição do Mátria Jazz Festival, evento que une grandes nomes da música instrumental gaúcha com arte, arquitetura e a beleza dos mais de 30 jardins do maior parque de flores das Américas. O público poderá conferir, das 10h às 18h, uma maratona musical com quatro atrações, incluindo o reencontro inédito do músico Pedro Verissimo com a banda Marmota Jazz, que voltam a tocar juntos após mais de dois anos. O festival tem o patrocínio exclusivo da STIHL. A programação inicia às 10h30 com show da banda itinerante Quarteto New Orleans. O trio de sopros circulará em meio aos jardins com trompete, sax alto, tuba e percussão. Em seguida, às 11h, o público poderá participar de oficinas de jardinagem com diferentes temas, ministradas pela engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli, consultora de conteúdos de jardinagem no Blog Jardimdas Ideias STIHL.

No palco que será montado ao lado do Restobar, prédio de arquitetura contemporânea indicado ao Golden Trezzini Awards for Architecture and Design em 2021, as apresentações começam ao meio-dia, com Carlos Badia e Grupo. O músico fundador da premiada banda Delicatessen e criador do Poa Jazz Festival apresentará seu novo disco VOO, acompanhado pelo seu trio, que conta com Ricardo Arenhaldt na bateria, Miguel Tejera no baixo e Leonardo Bittencourt no piano.

A tarde segue com a presença do trio feminino Blues Jazzmine, de Caxias do Sul, interpretando grandes nomes como Aretha Franklin, Joss Stone, Bessie Smith e Eric Clapton a partir das 14h30. Durante os intervalos de cada show, o Quarteto New Orleans voltará a circular entre os visitantes, em interações repletas de descontração, humor e muita música. O encerramento do dia de música ficará por conta da união entre o cantor Pedro Verissimo com a banda instrumental Marmota Jazz, formada por André Mendonça (baixo acústico), Bruno Braga (bateria), Leonardo Bittencourt (piano) e Pedro Moser (guitarra). Separados desde a pandemia, os músicos voltam a se encontrar no palco durante o festival, às 16h45, para interpretar um repertório especial de releituras de grandes composições do jazz, como The Man I Love, My Funny Valentine, Summertime e The Lady Is A Tramp. “Foi um convite irrecusável. Depois de dois anos tão cinzentos, recomeçar em um lugar onde parece ser primavera o ano todo era simbólico demais pra deixar passar. Agora é preparar um show tão lindo quanto o cenário”, planeja Verissimo.

Os ingressos para o festival custam R$ 119 no valor inteiro e R$ 59,50 para quem tem direito a meia-entrada. Além dos shows e das oficinas, o ticket dá direito à visita aos espaços do parque, durante todo o dia. As entradas podem ser adquiridas no site www.matriaparque.com.br.

Saiba mais sobre as atrações

Pedro Verissimo & Marmota Jazz
O projeto nasceu em Porto Alegre no final de 2017, circulou por Rio e São Paulo, realizou
apresentação no Programa do Bial. Pedro, de família de escritores (é filho de Luis Fernando Verissimo e neto de Erico Verissimo) sempre teve paixão mesmo foi pela música. Passou pela banda Tom Bloch, depois se lançou solo e atualmente é uma das vozes conhecidas do sul do país e se apresenta como solista em orquestra. Já a banda instrumental Marmota Jazz surgiu em 2011 e é referência no circuito de Porto Alegre – formada por André Mendonça (baixo acústico), Bruno Braga (bateria), Leonardo Bittencourt (piano) e Pedro Moser (guitarra).


Marmota Jazz – Crédito Raul Krebs

Blues Jazzmine
Formado pela cantora Fran Duarte, a guitarrista Karina Komin e a harmonicista Débora Oliveira, o trio Blues Jazzmine é de Caxias do Sul e apresenta um repertório que passa por grandes nomes como Aretha Franklin, Joss Stone, Bessie Smith e Eric Clapton com interpretações marcantes e arranjos que dão espaço para improvisos e experimentações.

Blues Jazzmine – Crédito Tatileli Sperry


Carlos Badia e Grupo
O músico, compositor, escritor e produtor musical Carlos Badia apresenta no Mátria as canções do seu terceiro disco, VOO, acompanhado por Ricardo Arenhaldt (bateria), Miguel Tejera (baixo) e Leonardo Bittencourt (piano). Antes da carreira solo, Badia foi produtor musical, violonista, compositor e um dos fundadores do premiado grupo de jazz Delicatessen. Criou o Poa Jazz e o Bento Jazz & Wine Festival.

Quarteto New Orleans
Com uma formação básica de três sopros – trompete, sax alto e tuba – e um instrumento percussivo chamado washboard, o Quarteto New Orleans, de Caxias do Sul, é composto por Roberto Scopel Trompete, Luis Carlos Zeni Saxofone, Jhonatas Soares Tuba e Edemur Pereira. O grupo resgata a tradição das bandas de jazz com arranjos criativos e repertório alegre e inventivo. A irreverência e a versatilidade são visíveis também nos figurinos dos músicos, cujos trajes relembram os jazzistas dos anos 20.

Quarteto New Orleans – Crédito Jéssica Drew


Sobre as oficinas
O dia de música no parque terá ainda duas oficinas de jardinagem para quem deseja aprender técnicas para manter o jardim bonito e saudável o ano inteiro e como explorar os pequenos espaços para paisagismo e ornamentação com plantas. As oficinas ficam por conta da engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli, cuja maior motivação é ensinar sobre as plantas e seus cuidados, trazendo os conteúdos técnicos de forma muito natural e acessível. Vânia é responsável técnica pelo Pró-Jardim STIHL e consultora de conteúdos de jardinagem no Blog Jardim das Ideias STIHL.

O Jardim das ideias STIHL
O projeto nasceu em 2009 como um blog dedicado ao público de jardinagem ocasional, mas foi muito além. A iniciativa, já premiada com TOP de Marketing, cresceu com vídeos, eventos, webserie, adequação do portfólio de produtos domésticos. Do dossiê das plantas até cuidados para evitar a dengue no jardim, o público acompanha dicas e técnicas com a curadoria de profissionais especializados. Nas redes sociais, coleciona mais de 50 mil seguidores apaixonados por jardinagem.

O parque
Aberto no final de novembro de 2021, o Mátria Parque ocupa uma área de 50 hectares de área de preservação e 30 jardins plantados nos Campos de Cima da Serra. Está distante 35 km de Gramado, no km 68, da ERS 235, estrada que liga Canela a São Francisco de Paula. A nova atração é pet friendly, oferece diferentes opções de gastronomia, como pizzaria italiana, adega subterrânea, espaço de alimentação natural e restaurante com deck que se debruça sobre um lago de 30 mil metros.
Além dos jardins, projetados como obras de arte, o parque oferece pontos de atração como o Monumento à Borboleta, a escultura Deslocamento, o Meliponário, o Caminho Sensorial, os Túneis de flores (Rosas e Glicínias) e lojas com plantas, decoração, livros, e uma Boutique, com peças coloridas como as flores. O Mátria já é o maior parque de flores das Américas e da Europa, com um acervo de 9 milhões de mudas e 300 espécies.
O paisagismo apresenta cores, texturas, valoriza o movimento das coxilhas e a diversidade da região. O outono/inverno traz os tons terrosos da natureza. Os caminhos do parque podem ser percorridos no tempo do visitante, a pé ou com uso do transporte interno (carrinhos, bikes e scooters elétricos).

Publicidade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.