9 C
Canela
sábado, abril 5, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioPrefeituraLoteamento Orlandi receberá obras de drenagem para frear movimentação do solo

Loteamento Orlandi receberá obras de drenagem para frear movimentação do solo

Representantes da Administração Municipal e da empresa BSE Engenharia participaram de reunião com moradores!

Publicidade

GRAMADO – A Administração Municipal de Gramado promoveu uma reunião na noite de sexta-feira (17) com os moradores do Loteamento Orlandi, com o propósito de apresentar um projeto de drenagem que será executado na área visando a estabilização do solo. O estudo foi desenvolvido pela empresa BSE Engenharia, por meio dos especialistas em geotecnia, os engenheiros Luiz Bressani e Eduardo Simões. Com as fortes chuvas registradas neste mês o loteamento apresentou rachaduras no asfalto e também em algumas residências, sendo que todos os moradores tiveram que evacuar o local de forma preventiva.

A proposta para execução de ação emergencial consiste na implantação de uma ampla rede de drenagem utilizando a técnica de trincheiras (valas) que podem chegar a ter até 12 metros de profundidade. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o engenheiro Luiz Bressani já vinha desenvolvendo um estudo sobre o Loteamento Orlandi desde o final do ano passado quando a área apresentou os primeiros sinais de movimentação. “Entendemos os fluxos de água e vamos executar uma intervenção radical”, afirma Bressani, destacando que serão instalados tubos de drenagem e camadas de material para que a água escoe sem maiores impactos no solo. “A drenagem funcionará por gravidade, com monitoramento das pressões d’água e dos deslocamentos”, explica Luiz Bressani.

Os moradores presentes na reunião concordaram com a medida que será tomada e o prazo para a execução da obra também dependerá das condições climáticas. A Secretaria de Obras já trabalha no loteamento realizando a supressão da vegetação comprometida e nos próximos dias máquinas específicas para a realização dos serviços devem chegar ao município. O prefeito Nestor Tissot acompanhou a reunião, juntamente com as representantes do Gabinete de Crise de Gramado, a secretária de Meio Ambiente Cristiane Bandeira e a procuradora-Geral do Município, Mariana Melara Reis. “Não estamos medindo esforços e nem investimentos para encontrar uma solução. Nossas equipes trabalham sete dias por semana, das primeiras horas da manhã até a noite, em busca de alternativas. Juntos, vamos superar mais este desafio”, comentou o prefeito Nestor Tissot.

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | A Brigada Militar foi acionada na tarde desta sexta-feira (04/04) para atender uma ocorrência de acidente de trânsito na Rua Madre Verônica, centro da cidade. A colisão ocorreu por volta de 14h15min e envolveu uma moto Honda...
CANELA | O vereador Nene Abreu, prestou uma significativa homenagem à bombeira militar Jéssika Assmann e ao Corpo de Bombeiros de Canela pela realização da 3ª Edição da Campanha Capacete Rosa. Este evento, ocorrido em 23 de março de...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.