Um dos temas mais abordados nos últimos dias, junto com a questão do Combate ao Covid – 19 é a questão econômica, por Gramado tratar-se de uma cidade com mais de 90% de sua renda, advinda do turismo.
Assim sendo, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social manifestou seu entendimento acerca das questões econômicas no que tange o município de Gramado e defendeu que a manutenção dos eventos programados para o segundo semestre na cidade serão fundamentais para a retomada das atividades do município e região.
“Gramado possui eventos públicos e privados consagrados nacional e internacionalmente e assim, as suas realizações ainda neste ano serão de grande importância para a retomada de renda e emprego. Sabemos que em um primeiro momento não teremos um grande fluxo de público, porém a divulgação e mostra que Gramado continua sólida e firme na sua principal atividade, certamente acelerará a volta da normalidade. Temos o Festival de Cinema, Festa da Colônia, Feira Feito em Gramado, Gramado Summit, Fórum de Turismo, Festival de Gastronomia, Festejar e Festuris, como exemplo de eventos consagrados, que conseguirão atrair a mídia e público. Além dos eventos, temos também Dia dos Pais e Dia das Crianças, onde poderão ser feitas parcerias entre os segmentos empresariais, como hotéis, restaurantes e parques. Aliás, esta parceria também pode ser efetuada nos eventos, onde o visitante teria compensações na aquisição de pacote, assim, movimentaríamos toda a cadeia econômica, acelerando a geração de renda e retomada dos empregos. Não tenho dúvidas que temos que mantê-los e melhorá-los, mesmo que sabemos que teremos problemas com patrocínios, porém é o momento da comunidade se mobilizar, através do setor público, entidades e iniciativa privada, para que isto aconteça. Claro que o momento é de extrema e total dedicação a questão de saúde, principalmente em virtude do Covid 19 e isto está sendo bem monitorado e trabalhado pelos setores especializados na área, porém temos que nos preparar para a retomada e, como citei anteriormente, vejo nos eventos a alternativa mais rápida. Paralelo à isso, também é importantíssimo o trabalho de divulgação do que Gramado está fazendo, da apresentação de que continuamos com cidade e interior bem organizados e prontos para receber os turistas assim que esta pandemia passar. Temos que ser otimistas e apostarmos no nosso potencial e nas nossas atividades que nos transformaram em um dos principais destinos turísticos do Brasil”, disse o presidente da Comissão, vereador Luia Barbacovi (Progressistas).
A Comissão também lembra que é importante incentivar os eventos captados pela iniciativa privada, como hotéis e centro de feiras, e pelo Convention Bureau.