18.4 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoEstação Campos de Canella recebe dois grandes nomes da fotografia

Estação Campos de Canella recebe dois grandes nomes da fotografia

Publicidade

Ponto fundamental na história de Canela, a Estação Campos de Canella agora assume novo protagonismo no resgate e preservação da memória da Serra Gaúcha. A antiga estação férrea revitalizada e transformada em um centro turístico, cultural, comercial e gastronômico recebe dois grandes nomes da fotografia gaúcha

Desde a última semana, um tapume do Largo Benito Urbani se transformou em uma galeria de fotos antigas reunindo imagens que retratam o cotidiano e algumas cenas de casamento de famílias da colônia, do interior de Caxias do Sul, entre o final do século XIX e início do século XX. Os registros são oriundos do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami que preserva o acervo documental de origem pública, recolhido de órgãos da administração municipal, e de origem privada, de instituições e famílias recebidos por meio de doações ou aquisição.

Publicidade

Quem responde pela curadoria é o fotógrafo Fernando Bueno, profissional com mais de 45 anos de experiência, e que está à frente do Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais. O painel fica ao lado da cervejaria La Meuse, no Largo Benito Urbani. 

Publicidade

“O mais legal é que os trajes são parecidos com os que os passageiros usavam na época em que a Estação foi inaugurada. É um resgate da memória, as fotos são incríveis e ficaram muito bacanas nas paredes da Estação”, comenta Fernando. 

“Essa é mais uma ação para reforçar o papel histórico e o legado da estação para a cultura e a comunidade de Canela”, destaca o gerente do complexo Tiago Melo

Já na Rua Coberta de Canela é outro profissional reconhecido que ganha espaço. O fotógrafo Ricardo Chaves, o Kadão, apelido pelo qual amigos e colegas o reconhecem. Algumas imagens que fizeram parte da exposição A Força do Tempo, que aconteceu em 2014 em homenagem aos 35 anos de profissão que completava à época, também estão à mostra para o público visitar. O apanhado de imagens é um pouco do que Kadão fotografou ao longo da carreira: líderes mundiais, momentos políticos marcantes, eventos esportivos, personalidades e pessoas comuns, e o cotidiano dos locais onde trabalhou e morou. 

“Essas fotos são uma retrospectiva do meu trabalho de repórter fotográfico ao longo de mais de 40 anos de carreira. Viajei muito, circulei muito e trabalhei nas redações mais relevantes do país. Ali tem um pouco de tudo, uma visão retrospectiva de como foi ser repórter fotográfico”, comenta Kadão que hoje é editor da coluna Almanaque Gaúcho do jornal Zero Hora. 

As fotos ficam expostas por tempo indeterminado e podem ser vistas de forma gratuita, uma maneira de levar cultura e história para a comunidade canelense.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
O traficante ainda tentou subornar os Policiais Militares.SÃO FRANCISCO DE PAULA - Na noite de quinta-feira (18/04), por volta das 22h30, a Brigada Militar Recebeu denúncia de que um veículo estaria transportando drogas, trazendo de Canela para comercializar no...
Evento acontece no Território Criativo Vila Joaquina, das 10h às 19h, com diversas atrações gratuitas!GRAMADO - A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, informa que o Dia da Cultura Gramadense está confirmado para acontecer neste domingo (21),...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.