18.7 C
Canela
quinta-feira, julho 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasEscola apresenta projeto de sacolas ecológicas e destaca importância da temática

Escola apresenta projeto de sacolas ecológicas e destaca importância da temática

Publicidade

Direção e professoras da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Paulina Benetti, do bairro Floresta em Gramado, procuraram a Câmara de Vereadores nesta semana para apresentar o projeto “Eu Cuido Gramado”, tendo em vista a discussão na cidade em relação ao Projeto de Lei Legislativo 023/2022, que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas, inclusive biodegradáveis, a partir de 8 de dezembro na cidade. A proposição, de autoria dos vereadores Renan Sartori (MDB) e Professor Daniel (PT), presidente e vice-presidente da Casa Legislativa, foi aprovada por todos os vereadores na sessão do último dia 1º.

O projeto consiste em ensinar às crianças a educação ambiental desde cedo, por meio da conscientização e atividades práticas. Uma das iniciativas do projeto vem ao encontro da discussão da lei municipal, desenvolvendo sacolas ecológicas de pano com o apoio de empresas parceiras.
A escola contatou estofarias, fábricas de móveis e lojas de decoração para que doassem retalhos e amostras de tecidos com o objetivo de confeccionar as sacolas retornáveis. “As crianças contribuíram com a arte no bolso das sacolas, onde cada uma desenhou em um pedaço de algodão cru o símbolo da nossa cidade, a hortênsia. E o desenho da mão representa a criança, o futuro e o cuidado delas”, explica a diretora Mísia Castilhos Pimel.

Publicidade

Para os vereadores autores da proposta, a iniciativa das professoras Jaqueline, Aline, Catiane e Silvia transcende o debate político e impacta a conscientização por meio da sua base: as crianças. “Para nós é muito gratificante, se isso acontecer de forma prática, tem mais força do que a lei, porque a educação é o instrumento mais poderoso”, declara Daniel. O vereador Renan (MDB) acrescenta que, assim como para toda a cidade, a temática sendo trabalhada em sala de aula impacta mudanças. “É a redução do plástico acontecendo na prática. Só tem a lei porque existe um problema”, conclui o presidente do Legislativo.

Publicidade

Além de empresas locais e profissionais autônomos que doaram os materiais de sobra para o educandário, pais dos alunos colaboraram com tintas de tecido e algodão cru utilizados nas bolsas. Na próxima sexta-feira, dia 19, às 17 horas, a escola organiza a entrega das sacolas ecológicas para as famílias, integrando, mais uma vez, comunidade escolar em prol da discussão sobre o meio ambiente.

Fotos: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | A tradicional Festa Colonial de Canela contará com um evento especial neste domingo, 28 de julho. A partir das 15h, ocorrerá a aguardada escolha das soberanas, um dos momentos mais esperados da celebração. As candidatas desfilarão e...
REGIÃO | Em 18 unidades prisionais do Estado, são produzidos itens em oficinas de marcenaria para pessoas atingidas pelas enchentes. Até o momento, já foram confeccionados 216 móveis, como berços, camas e armários, 287 casinhas para cachorros e cerca...
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.