11.1 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEducaçãoAssociação Cidade das Flores inaugura a Escola de Educação Infantil Sandra Renck

Associação Cidade das Flores inaugura a Escola de Educação Infantil Sandra Renck

Publicidade

A instituição vai atender mais 150 alunos de 4 meses a seis anos.

A Escola de Educação Infantil Sandra Renck está em funcionamento desde o segundo semestre de maio e na terça-feira (21.6), foi inaugurada oficialmente. Com diversos espaços lúdicos, salas de aula e capacidade para 150 alunos, a nova escola é da Associação Cidade das Flores, instituição conveniada com a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Educação Esporte e Lazer.

Adriana Spaniol responsável pela Associação Educacional Cidade das Flores explicou que a ideia de uma nova escola surgiu em dezembro de 2021, quando a Prefeitura abriu novo conveniamento para novas vagas na educação infantil. “Após uma busca por um novo espaço começamos as tratativas e hoje inauguramos este espaço que passou por uma reforma geral” ponderou.

Publicidade

Janete Oliveira da Silva Santos, Secretária de Educação, manifesta a felicidade em inaugurar mais um educandário. “Tenho muita gratidão em poder inaugurar esta escola, porque precisamos investir nos cidadãos desde pequenos. Enquanto inauguramos escolas, não precisamos pensar em presídios”, expressou.

Publicidade

A Secretária de Governança, Carmen Seibt de Moraes, representou o prefeito Constantino Orsolin e falou a respeito do impacto positivo da construção de mais uma instituição de ensino infantil em Canela. “Que este espaço ajude a plantar uma semente no coração das crianças para que tenhamos uma geração pura, capaz de transformar”, disse.
A instituição está localizada na Rua Dona Carlinda, área central, no antigo prédio da Cardiocor.

Nova escola recebe o nome de Sandra Renck

Nascida em 02 de setembro de 1947, na cidade de Canela, sempre sonhou em ser professora. Formada em Letras pela UNISINOS e pós-graduada em Arte e Educação, Sandra lecionou em diversas escolas do nosso município, iniciando a sua carreira na escola Neusa Mari Pacheco, no bairro Canelinha.

Filha do fotógrafo Nelson Renck e de Helga Renck, sempre foi uma mulher à frente de sua época, com ideais inovadores e muita criatividade, principalmente na sua profissão pela qual tinha um amor incondicional.

Entre 1976 e 1983, Sandra Renck foi diretora na Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Neusa Mari Pacheco e após este período, passou a dar aulas de Língua Portuguesa para estudantes da Escola Danton Corrêa da Silva. Aposentou-se nos anos 90, e então foi convidada a trabalhar no Colégio Marista Maria Imaculada, pelo Irmão Alcindo Telöken e pelo diretor Constantino Orsolin, na Escola Estadual Neusa Mari Pacheco.
Casada com Luiz Fogaça da Silva e mãe de Alexandra Helena Renck Silva, Sandra faleceu no dia 7 de julho de 2019, deixando um legado de prosa e verso para todos com quem conviveu.

Com inauguração, Educação criou mais vagas

Com a inauguração da Escola de Educação Infantil Sandra Renck, com capacidade para 150 crianças, a administração, por meio da Secretaria de Educação, criou até então, 333 novas vagas para Educação Infantil.
São 2425 crianças de quatro meses a seis anos atendidas pela rede municipal e rede conveniada de escolas de educação infantil. São atualmente com 19 Escolas de Educação Infantil, sendo 9 escolas municipais, 1 escola de gestão compartilhada – Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais (ADPECS) e 9 conveniadas; 8 com a Associação Educacional Cidade das Flores (AECF) e 1 com a Associação Comunitário Educativa de Assistência e Infância.

Fotos: André Fernandes

A responsável pela Educação Infantil Maria Elenice Silva de Aguiar destaca que o trabalho é permanente, no primeiro semestre de 2022, foram chamadas 921 crianças da lista de espera.
No mês de maio, além das vagas da Sandra Renck, foram chamadas 53 crianças da lista de espera vagas oriundas de manutenção de vaga. Atualmente 450 crianças estão aguardando vaga, destas 327 vagas de Berçário que compreende as idades de 4 meses a 2 anos e 123 para Materna I e Maternal II, crianças de 2 a 4 anos.

As inscrições e acompanhamento da lista de espera podem ser feitas online (canela.rs.gov.br) ou pelo fone 54 991386622.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.