5.6 C
Canela
segunda-feira, 25 agosto, 2025
spot_img
InícioPrefeituraAções de melhorias para rede de água e esgoto são apresentadas em...

Ações de melhorias para rede de água e esgoto são apresentadas em reunião dos Conselhos ambientais

spot_img
spot_img

Na última sexta-feira (15) os membros do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente (COMDEMA) e do Conselho de Saneamento se reuniram, no auditório da Prefeitura de Gramado para uma reunião, em que a CORSAN e a Secretaria do Meio Ambiente explanaram as recentes ações, referentes ao abastecimento da água e ao esgotamento sanitário, que estão sendo realizadas no município. Membros da UFRGS, que participam da revisão do novo Plano Diretor, e vereadores também estiveram presentes.

O gestor da Unidade de Saneamento Especial Hortênsias da CORSAN, Lutero Fracasso, apresentou o projeto da obra avaliada em R$36 milhões que ligará a estação de tratamento de Canela ao reservatório que será construído na Expogramado. Estima-se que a obra levará dois anos para ser concluída e garantirá o abastecimento de água em Gramado nos próximos 25 anos. Lutero também falou sobre as estações de tratamento de esgoto, cujos investimentos são estimados em aproximadamente R$50 milhões nos últimos anos e afirmou que “o tratamento de esgoto em Gramado precisa ser de interesse de todos e deve ser feito de forma coletiva”.

A secretária do Meio Ambiente, Cristine Steffens, falou sobre a antecipação de obras de rede de esgoto que será feita através do instrumento jurídico denominado “18 A”, por meio de parceria entre empreendedores, CORSAN e ente municipal, de forma a levar rede de esgoto para setores estratégicos do município com a maior agilidade possível. Desta forma, buscando o desenvolvimento sustentável, por meio de implantação de infraestrutura adequada para as construções futuras, para àquelas em andamento e para as existentes no percurso das redes, a Secretaria do Meio Ambiente está gerenciando a tramitação deste instrumento em quatro setores do município, são eles: bairro Bavária, Várzea Grande, setor Oeste (região do Carazal) e setor Norte (região do Mato Queimado).

Ainda, a secretária do Meio Ambiente explicou quanto à problemática relacionada às caixas de gordura em estabelecimentos localizados na região central do município. Explicou quanto à necessidade de limpeza periódica destas caixas, de forma a evitar a obstrução das redes e consequentes extravasamentos de esgoto nas ruas principais de Gramado. Ainda, apresentou uma das soluções para o problema, que contará inclusive com a parceria da Vigilância Sanitária.

Por fim, Cristine Steffens afirmou que “a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com outras secretarias e com a CORSAN, está trabalhando ativamente para solucionar os impactos relacionados aos problemas de esgoto em Gramado, inclusive destaco a nomeação de dois novos fiscais para atendimento exclusivo a esta demanda”.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Na noite de sexta-feira (22), por volta das 18h20, os Bombeiros municipais de São Francisco de Paula foram acionados para combater um incêndio de grandes proporções em uma residência localizada na Rua Alberto de...
GRAMADO | Após 11 dias dedicados à celebração da sétima arte, o Festival de Cinema de Gramado encerra sua 53ª edição neste sábado, 23 de agosto. Considerado um dos mais importantes eventos audiovisuais da América Latina e o maior...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img