14.6 C
Canela
sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaAcessibilidade e inclusão na Estação Cultural em Canela

Acessibilidade e inclusão na Estação Cultural em Canela

Publicidade

O Projeto Estação Cultural em Canela apresentou proposta importante que viabiliza acessibilidade e inclusão nas ações, principalmente pela diversidade dos profissionais contratados para os mais diversos setores, mas especialmente no que diz respeito à pessoas com deficiência. Cabe enfatizar que, mesmo não podendo ouvir as apresentações musicais, os surdos podem ao menos entender e saber do que se trata e como é o projeto Estação Cultural em Canela. Isto porque na abertura das atividades é feita a interpretação e/ou tradução do protocolo para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Na abertura oficial, sábado, dia 23 de setembro, Alini Mariot atuou como intérprete de LIBRAS, ao lado do apresentador oficial Bráulio Ricardo.

Publicidade

Considerado um município modelo, quando se fala e turismo, cultura, eventos e lazer, Canela agora amplia sua relação com o público oferecendo mais acessibilidade e inclusão. “Nossa proposta não se resume em Canela oferecer ações culturais o ano todo. Vai além. Queremos propiciar cultura para todos os públicos, visitantes e da cidade, oferecendo atrações qualificadas, gratuitas e com inclusão de toda a diversidade que referenda a cultura nacional brasileira”, ressalta Sandro Bonatto, da S&E Cultura Turismo e Eventos, responsável pelo projeto.

O Estação Cultural em Canela já se fixa como o maior polo cultural do sul do Brasil, disponibilizando cultura o ano todo e todos os dias, com exposições e shows, abrangendo as diferentes setoriais como da música, do circo, do livro/leitura/literatura, do teatro, das culturas populares e outras., oferecendo apresentações culturais totalmente gratuitas para o público em geral. E, claro, pensando em atingir um âmbito nacional, entendemos premente respeitar a pluralidade da população brasileira, principalmente dos grupos historicamente minorizados, que muitas vezes não não são representados nessas comunicações. “A inclusão é um direito social, sendo cada vez mais necessário que sejamos exemplos para os próximos projetos e desta forma colocamos em pauta a importância de pensar em um evento para todos”, ressalta Alini Mariot, que atua no Estação Cultural em Canela. A acessibilidade é um dos principais fatores para garantir que todas as pessoas possam participar plenamente da vida em sociedade. Importante ressaltar que este projeto foi iniciado justamente em setembro, que se trata do mês dedicado à luta pelos direitos e inclusão das pessoas com deficiência e da visibilidade da Comunidade Surda.

Publicidade

Alini Mariot – Consultora em acessibilidade – Foto: Danielle Goulart

“Foi pensando neste fator primordial que estamos garantindo a acessibilidade e buscando construir uma Canela que valorize a cultura e acima de tudo garanta que a cultura chegue a todos e todas”, reforçam os organizadores. O projeto Cultural em Canela conta com uma consultora em Diversidade e Inclusão, Alini Mariot, que realiza as interpretações em Libras. Alini é Doutora em Diversidade Social e Inclusão Social, especialista em políticas públicas e Libras, possui mais de 10 anos de experiência na área da Educação Especial na perspectiva inclusiva, atua com tradução/interpretação de Libras e também na parte de audiodescrição, trabalha com os temas: Metodologias de ensino no âmbito da acessibilidade, gestão acessível, políticas públicas, diversidade social, gênero, empatia social, audiodescrição e acessibilidade comunicacional. Ela também é escritora, com mais de cinco obras autorais, e atua com toda parte de consultoria para projetos mais inclusivos. Alini salienta que “a sociedade precisa aprender a incluir o diferente, para que ela (sociedade) possa aprender, com suas potencialidades, novas formas de se reorganizar”.

O projeto Estação Cultural em Canela tem programação de música instrumental e artes circenses previstas para todos os sábados, a partir das 18 horas, até o final do mês de dezembro, no complexo Estação Campos de Canella – a Rua Coberta de Canela. A realização do Projeto Estação Cultural em Canela é da S&S Cultura Turismo e Eventos, através da lei federal de incentivo à cultura. Assim, são apoiadores culturais: Samburá, Buffon, Nutrire, Tide Brasil, Rivatti, Progás, Braesi, Laguetto, Difatto, Ls Nogueira e Estação Campos de Canella. Ministério da Cultura – Governo Federal Brasil. União e Reconstrução.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Nesta quinta-feira, 21, a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Câmara de Vereadores de Canela, representada na ocasião pelos vereadores Felipe Caputo e José Vellinho Pinto, recebeu representantes do Hospital de Caridade de Canela (HCC)...
CANELA | Entre os dias 26 e 29 de novembro, a enfermeira Cristina Moura, coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Canela, representará o município no XV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE 2024),...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.