14.9 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraVigilância em Saúde orienta medidas de prevenção ao Aedes Aegypti

Vigilância em Saúde orienta medidas de prevenção ao Aedes Aegypti

Publicidade

Apesar das baixas temperaturas estarem chegando, elas não significam que o mosquito Aedes Aegypti irá sumir. Muito pelo contrário. Aproveitando o período de isolamento, a Secretaria da Saúde, juntamente da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica do município orientam que as medidas de prevenção ao combate sejam reforçadas.

O cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomendadas estão:

Publicidade

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões

Publicidade

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo

– Guardar pneus sob abrigo

– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises

– Manter lixeiras fechadas

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Forma de Transmissão

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada da fêmea do Aedes Aegypti. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir o mosquito precisa de locais com água parada, onde deposita os ovos.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.