27 C
Canela
sábado, 13 dezembro, 2025
spot_img
InícioPrefeituraVigilância em Saúde orienta medidas de prevenção ao Aedes Aegypti

Vigilância em Saúde orienta medidas de prevenção ao Aedes Aegypti


Apesar das baixas temperaturas estarem chegando, elas não significam que o mosquito Aedes Aegypti irá sumir. Muito pelo contrário. Aproveitando o período de isolamento, a Secretaria da Saúde, juntamente da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica do município orientam que as medidas de prevenção ao combate sejam reforçadas.

O cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomendadas estão:

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo

– Guardar pneus sob abrigo

– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises

– Manter lixeiras fechadas

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Forma de Transmissão

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada da fêmea do Aedes Aegypti. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir o mosquito precisa de locais com água parada, onde deposita os ovos.

spot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | Três idosas foram atropeladas após o show do cantor Roberto Carlos, realizado no interior do Serra Park, na noite de sexta-feira (12)....
REGIÃO | A Corsan iniciou a implantação de hidrômetros inteligentes com tecnologia IoT, que utiliza telemetria para ampliar a precisão e a transparência na...

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img