Larvicidas serão aplicados com o objetivo de quebrar o ciclo reprodutivo dos mosquitos!
GRAMADO – A Administração Municipal de Gramado, por meio do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, está colocando em prática uma ação que busca combater e controlar a proliferação de mosquitos no município. Trata-se do Projeto ‘Boca de Lobo sem Mosquito’, que tem como propósito eliminar criadouros das espécies Aedes Aegypti (Dengue) e Cúlex Quinquefasciatus (Pernilongo). O projeto-piloto está sendo implementado através de uma parceria com a empresa PES Comércio Importação e Exportação, que doou larvicidas biológicos ao município de Gramado.
O coordenador da Vigilância Ambiental de Gramado, José Mário, que é o autor do projeto, explica que os produtos serão aplicados nas bocas de lobo com o objetivo de quebrar o ciclo reprodutivo dos mosquitos, já que as chuvas acabam levando os larvicidas até os locais onde possam haver água parada dentro da canalização. “Vamos iniciar a aplicação dos produtos nos bueiros nos próximos dias e seguimos desenvolvendo outras ações de combate à dengue, realizando visitas domiciliares e instalando armadilhas contra o mosquito em todo território urbano”, ressalta José Mário.
Já o secretário de Saúde, Jeferson Moschen, faz mais um apelo para que a população auxilie no trabalho de prevenção da dengue. “Estamos buscando novas alternativas e tecnologias para enfrentar a proliferação dos mosquitos. Mas tudo isso só terá real efeito se a população fizer a sua parte também, evitando entulhos e água parada nos terrenos”, destaca Jeferson.