10.8 C
Canela
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeVacinação contra poliomielite e multivacinação prorrogada até 30 de setembro

Vacinação contra poliomielite e multivacinação prorrogada até 30 de setembro

Publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde de Canela, por meio do Departamento Epidemiológico informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até dia 30 de setembro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quatro em cada cinco crianças do público-alvo (menores de 5 anos de idade) ainda não estão protegidas contra a doença no município. As doses contra a pólio, única forma de prevenção contra a paralisia infantil, segue disponíveis em todas as unidades de saúde dos bairros Canelinha, Leodoro de Azevedo, Santa Marta, São Luiz e a Unidade Central atendendo o público-alvo as segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. A documentação necessária é a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS inscrito em Canela.

As terças as unidades funcionam apenas com a vacinação covid. Segundo dados da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, Canela já aplicou 1.632 doses contra a doença até o momento. Isso representa 60% da população-alvo da campanha no município, de 2.709 crianças de até 5 anos. A campanha teve início, no dia 8 de agosto, em todo o Brasil. Concomitantemente, ocorre a multivacinação para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é colocar em dia as doses do calendário básico que estejam em atraso.

Publicidade

UNIDADES DE SAÚDE ABERTAS NO SÁBADO – 10/9

No sábado (10), as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h para mais uma oportunidade de vacinação para crianças até 4 anos contra a pólio. Nesta ocasião não serão aplicadas as vacinas de rotina. A vacinação covid também será realizada nesta data para os públicos:

Publicidade

SEGUNDA DOSE

  • Crianças de 3 a 11 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose no caso da Pfizer Pediátrica e de 28 dias no caso da Coronavac Pediátrica);
  • Adolescentes de 12 a 17 anos (intervalo de dois meses após a 1ª dose);
  • População adulta (intervalo conforme imunizante aplicado/informações na carteirinha).
    TERCEIRA DOSE
  • Adolescentes de 12 a 17 anos (que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses);
  • População adulta (pessoas que receberam a 2ª dose há mais de quatro meses).
    QUARTA DOSE
  • Pessoas de 18 a 39 anos com comorbidades (que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses);
  • Pessoas com 40 anos ou mais (que receberam a 3ª dose há mais de quatro meses);
  • Trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente e receberam a 3ª dose há mais de quatro meses.
    PRIMEIRA DOSE
  • Crianças de 3 e 4 anos;
  • Crianças de 5 a 11 anos (aplicação por lista de espera mediante agendamento em uma UBS);
  • Adolescentes de 12 a 17 anos;

REVISÃO DAS CADERNETAS DE VACINAÇÃO DOS ESTUDANTES

Uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação resultou na ação de revisão das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes frequentadores das escolas municipais e estaduais. Realizada pela equipe das unidades de saúde, o trabalho é parte da Campanha de Multivacinação e Atualização das Cadernetas de Vacinação, com orientação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A ação iniciou na semana passada e segue nesta semana com visitas nas escolas Adolfo Seibt (Santa Marta), dias 9, 12, 13, 15 e 19; Bertholdo Oppitz (São Lucas), dia 13 de setembro; Barão do Rio Branco (Saiqui), 15 de setembro; Severino Travi (São Rafael), dia 26 de setembro e Neusa Mari Pacheco – CIEP (Canelinha) em 3 outubro.

Com as cadernetas revisadas, os pais ou responsáveis deverão conferir as anotações dos profissionais de saúde, e caso necessário, levar a criança ou o adolescente até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para que receba a vacina que ainda não foi aplicada. No Colégio Marista Maria Imaculada a revisão das carteirinhas dos estudantes aconteceu na manhã de hoje (6/9).

Revisão das cadernetas de vacinação no Colégio Marista. Foto: Divulgação

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A semana começou com uma importante reunião entre os representantes dos partidos que apoiam a pré-candidatura para prefeito e vice, de Gilberto Cezar (PSDB) e Tolão, Gilberto Tegner (PDT). Durante o encontro, Evandro Cardoso foi apresentado como...
CANELA -  Com três vitórias em quatro jogos, o União Santa Marta segue isolado na liderança da Segundona de Futsal. No entanto, a equipe pode perder a primeira colocação na rodada desta segunda-feira (15/07), caso o Certinho Evento consiga...
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.