O novo morador do Gramadozoo, um jovem urubu-rei, foi transferido para um recinto especial e pode ser apreciado pelos visitantes do parque. Após período de adaptação na área de quarentena do zoo, a ave irá contribuir com o programa de educação ambiental desenvolvido pela equipe técnica do Gramadozoo. O animal chegou ao zoológico em agosto de 2021. Veio do Parque Zoobotânico Vale (PZV), que fica dentro da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará.
Conforme o veterinário Thomas Poulton, responsável técnico do Gramadozoo, o urubu-rei nasceu no zoo de Carajás. “É um jovem de dois anos”, diz. Além de espaços que propiciam conforto térmico, o animal conta com dieta apropriada e atividades de enriquecimento ambiental para garantir a adaptação e o bem-estar.
O veterinário explica que a ave é a maior e mais colorida entre as cinco espécies de urubus que vivem no Brasil. Com aproximadamente 80 centímetros de comprimento, possui envergadura de asas que chega a medir 1,8 metros. “Quando é jovem, o animal tem a plumagem preta. Na fase adulta, as cores típicas da espécie – tons de branco e amarelo – tomam conta das penas, exceto na ponta das asas e na cauda”, explica.
De acordo com Poulton, a espécie não está na lista nacional como ameaçada de extinção, mas o desmatamento e a perda de habitat servem de alerta. “No Rio Grande do Sul, a ave é considerada rara”, frisa.
Foto: Halder Ramos