17.9 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasUrubu-rei ganha recinto no Gramadozoo

Urubu-rei ganha recinto no Gramadozoo

Publicidade

O novo morador do Gramadozoo, um jovem urubu-rei, foi transferido para um recinto especial e pode ser apreciado pelos visitantes do parque. Após período de adaptação na área de quarentena do zoo, a ave irá contribuir com o programa de educação ambiental desenvolvido pela equipe técnica do Gramadozoo. O animal chegou ao zoológico em agosto de 2021. Veio do Parque Zoobotânico Vale (PZV), que fica dentro da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará.

Conforme o veterinário Thomas Poulton, responsável técnico do Gramadozoo, o urubu-rei nasceu no zoo de Carajás. “É um jovem de dois anos”, diz. Além de espaços que propiciam conforto térmico, o animal conta com dieta apropriada e atividades de enriquecimento ambiental para garantir a adaptação e o bem-estar.

Publicidade

O veterinário explica que a ave é a maior e mais colorida entre as cinco espécies de urubus que vivem no Brasil. Com aproximadamente 80 centímetros de comprimento, possui envergadura de asas que chega a medir 1,8 metros. “Quando é jovem, o animal tem a plumagem preta. Na fase adulta, as cores típicas da espécie – tons de branco e amarelo – tomam conta das penas, exceto na ponta das asas e na cauda”, explica.

Publicidade

De acordo com Poulton, a espécie não está na lista nacional como ameaçada de extinção, mas o desmatamento e a perda de habitat servem de alerta. “No Rio Grande do Sul, a ave é considerada rara”, frisa.

Foto: Halder Ramos

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  O novo administrador do Hospital de Caridade de Canela (HCC), Aristides Feistler e o Secretário de Governo e atual interventor, Jonas Bernardo fizeram um balanço da atual situação da casa de saúde. Na tarde de terça-feira (23),...
CANELA -  A rodada de abertura do Municipal de Futsal Sub-12, realizada na noite de terça-feira (23), foi marcada por muitos gols e bons duelos em quadra. Um grande público compareceu ao Ginásio Santa Marta para torcer por seus...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.