10.7 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeTeste rápido para Covid-19 indica um caso positivo (já curado) em Gramado

Teste rápido para Covid-19 indica um caso positivo (já curado) em Gramado

Publicidade

O boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências (COE) Gramado desta terça-feira, dia 5, inclui a informação sobre os testes rápidos realizados pelas redes pública e privada no município. Os resultados dos 75 exames coletados desde a segunda quinzena de abril indicam a ocorrência de um caso positivo em Gramado. A pessoa teve diagnóstico feito nesta terça-feira por laboratório privado e contraiu a doença em viagem a outro Estado, onde cumpriu isolamento de 14 dias e não apresenta mais nenhum sintoma para coronavírus, portanto, já está curado. O diagnóstico positivo após este período ocorre porque o teste rápido indica que o organismo entrou em contato com o vírus e desenvolveu imunidade (confira nota explicativa do COE abaixo).

Além dos testes rápidos, o boletim epidemiológico indica a existência de dois casos suspeitos para Covid-19, ambos hospitalizados. Eles aguardam os resultados dos exames que devem ser realizados pelo Laboratório Central do Estado. Até o momento, 37 pessoas foram testadas e 33 tiveram resultado negativo para o novo coronavírus através dos exames laboratoriais via Lacen.

Publicidade

COE INFORMA SOBRE TESTES RÁPIDOS

“Os testes rápidos correspondem ao meio de diagnóstico que, como o próprio nome diz, informa o resultado rapidamente, em geral, em menos de 30 minutos. No caso do novo coronavírus, temos utilizado dois tipos de testagem: a molecular, que realiza busca direta do vírus, conhecida como PCR e a imunológica que identifica se a pessoa já tem imunidade produzida pela infecção. 

Publicidade

Pelo SUS, realizam teste molecular os pacientes que internam com síndrome respiratória aguda grave e os profissionais da saúde e da segurança que apresentam síndrome gripal. Os testes rápidos, que correspondem a testagem imunológica, são realizados pelo SUS em profissionais assintomáticos (sem sintomas) que tiveram contato com caso confirmado de Covid-19 no trabalho ou no domicílio e em contato domiciliar de profissional da saúde ou da segurança com síndrome gripal. Também são contemplados nas testagens rápidas, mediante disponibilidade de testes, os idosos que apresentaram síndrome gripal e foram avaliados por um serviço de saúde. Via particular, as duas modalidades estão disponíveis para a população em geral. 

Agora falando um pouco dos testes rápidos: por buscar anticorpos, o exame só é sensível após o 8º dia do início dos sintomas, sendo mais confiável o resultado entre o 10º e 14º dia após o aparecimento destes. A coleta é simples, requer apenas uma picadinha na ponta do dedo e o resultado é liberado em 15 minutos. Ele vai indicar se a pessoa está ou esteve com Covid-19. 

O fluxo de realização pelo SUS é via agendamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, exclusivamente para as populações definidas pelo Ministério da Saúde e já descritas acima. 

Em relação aos idosos, é importante destacar que quando apresentarem síndrome gripal, mediante disponibilidade de testes, receberão ligação das equipes para agendar o exame, após o 14º dia do início dos sintomas. Assim, estes não devem ir em busca da testagem: as equipes farão o agendamento. Se realizado no período preconizado, o resultado é confiável, não sendo realizada outra testagem. 

Vale lembrar que os casos de síndrome gripal atendidos nos serviços de saúde são notificados numa plataforma do Ministério da Saúde e as equipes de atenção básica realizam monitoramento via telefone dos pacientes de 48 em 48 horas na população em geral, e de 24 em 24 horas, em idosos, por estes apresentam maior risco de evoluírem para um quadro mais grave. Para que o monitoramento seja eficaz, é importante que as pessoas informem o número de telefone correto e atendam as ligações das equipes”.

Resumo de terça-feira, dia 5 de maio

EXAMES INVESTIGADOS (via Lacen)

2 casos suspeitos

33 casos descartados

2 casos confirmados (ambos importados). Os dois já curados

37 casos coletados desde o dia 10 de março

Orientações no site: www.gramado.rs.gov.br/covid-19

Números no Brasil: covid.saude.gov.br 

Números do Estado: ti.saude.rs.gov.br/covid19/ 

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.