A quarta-feira (10.8), foi o dia internacional da conscientização às pessoas com altas habilidades e superdotação. Data que visa a inclusão daquelas crianças com competências acima da média em áreas do conhecimento específicas. A cor laranja é a escolhida para elucidar sobre a data, simbolizando a criatividade e o conhecimento.
A diretora do Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante – CADIE, Ângela Perotto, explica como funciona a análise do perfil de superdotação na rede municipal de ensino. “O primeiro passo é a identificação deste perfil e depois o prognóstico psicológico. O psicólogo realiza testes e após a comprovação, os métodos distintos de trabalho passam a ser aplicados”, diz.
A criança superdotada é aquela que apresenta um quociente de inteligência (QI) superior a 130 e nem sempre demonstra toda a sua capacidade nos métodos de ensino tradicionais. “Muitas vezes o aluno com altas habilidades se identifica com uma área do conhecimento. Alguns preferem as artes, a matemática ou até mesmo a informática. É muito importante saber explorar essas qualidades em sala de aula”, manifesta Ângela.
Escola Severino Travi celebra a data
Durante a tarde de sexta-feira (12.8), a Escola Municipal Severino Travi promoveu atividades lúdicas para a informação dos alunos a respeito da semana das altas habilidades e superdotação. O espaço escolar foi enfeitado com adereços da cor laranja e os estudantes puderam aprender sobre a particularidade. “Foi uma tarde bem legal e adoramos conhecer sobre as pessoas super inteligentes”, conta Arthur Quadros, 8, estudante do 2° ano do ensino fundamental.
Catedral iluminada
Também para lembrar sobre a comemoração, a bela Catedral da nossa cidade foi iluminada de laranja durante toda a semana do dia 10.