25.8 C
Canela
quarta-feira, novembro 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSaúdeSaúde alerta sobre prevenção e combate à Tuberculose

Saúde alerta sobre prevenção e combate à Tuberculose

Publicidade

GRAMADO – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). No dia 24 de março foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data que foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Publicidade

Sinais e sintomas mais frequentes:

– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
– cansaço excessivo;
– febre baixa geralmente no período da tarde;
– suor noturno;
– falta de apetite;
– emagrecimento acentuado;
– rouquidão.

Publicidade

Se você apresentar estes sintomas, procure atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa!

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento:

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Publicidade

Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Nesta semana, o vereador Leandro Gralha, acompanhado pelo Prefeito de Canela, Constantino Orsolin e pelo Secretário de Governo Marcelo Savi, esteve em Brasília para importantes agendas em prol da saúde do município. Durante a visita ao Secretário...
GRAMADO | As famílias que não foram aprovadas no Auxílio Reconstrução do Governo Federal podem ingressar com recurso administrativo até esta sexta-feira (29). O responsável familiar cadastrado no programa deverá contatar a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, através...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.