Assim como ocorre em demais municípios, Gramado registra baixa procura pela segunda dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19). A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, confirma que, dos 400 moradores aguardados para receber a imunização completa, apenas 13 comparecem aos locais de vacinação. Enquanto isso, as doses não podem ser aplicadas em outras pessoas, pois estão destinadas conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.
O secretário da Saúde, Jeferson Moschen reforça a necessidade da população completar o calendário vacinal. “Apenas a aplicação da primeira dose não garante a eficácia da vacina, por isso é preciso que a comunidade retorne aos postos de vacinação para receber a segunda dose. Infelizmente, enquanto isso não ocorrer, as vacinas ficam armazenadas aguardando os interessados, pois o Ministério da Saúde e Governo do Estado não permite que utilizemos as doses em outras pessoas”, disse.
Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou comprovante de residência. A Secretaria da Saúde lembra que, é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a dose: não ter feito nenhuma vacina nos últimos 14 dias, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.
Horários:
Expogramado
De segunda a sexta-feira (com exceção de feriados)
Das 9h às 16h30 (sem fechar ao meio-dia)
Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho
De segunda a sexta-feira (com exceção de feriados)
Das 7h30 às 11h30