16.3 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoSão Francisco decreta luto oficial de 3 dias em homenagem ao cantor...

São Francisco decreta luto oficial de 3 dias em homenagem ao cantor Porca Véia

Publicidade

O Prefeito Marcos Aguzzolli decretou neste sábado (13), luto oficial de 3 dias em homenagem ao músico Élio da Rosa Xavier, conhecido popularmente como Porca Véia. O artista faleceu na última sexta-feira em Novo Hamburgo e deixa a esposa, Claudinéia Bossardi e quatro filhos. O cantor e gaiteiro viveu por um longo período em São Francisco de Paula e considerava a cidade sua terra, tendo uma legião de amigos e fãs e uma forte ligação com tradicionalistas e produtores rurais, além de ter um filho que vive até hoje na cidade. Porca Veia foi homenageado no principal festival do Município em 2018, o Ronco do Bugio, por sua contribuição pela música tradicionalista a nível regional e nacional.

Carreira

Porca Véia ingressou na carreira artística com 6 anos de idade, por influência de sua família, que possuía vários músicos. Produtor rural até os 16 anos, fez curso de técnico agrícola, onde ganhou o apelido que o acompanhou até o fim da vida. Participou de inúmeros festivais e apresentou-se no centro do Brasil, com Kleiton e Kledir. Fundador do grupo de baile fandangueiro Cordiona. Foi autor de sucessos, como “Lembranças”, “De Alma Serrana”, “Do Jeito que Deu” e “Gaiteiro Por Demais”, possui 21 CD’s e 3 DVD’s gravados, além de dois discos de ouro.

Publicidade

Após 33 anos nos palcos, anunciou o término de sua carreira na música no final de 2013. O grande show, com quase 5 mil pessoas, contou com Renato Borghetti, Yamandu Costa, Luiz Carlos Borges e Daltro Bertussi, no pavilhão da Festa da uva. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) manifestou solidariedade, em nota.

Publicidade

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
Dos 23 hotéis da Rede, 20 receberam a distinção.GRAMADO - A Rede Laghetto Hotéis, reconhecida por sua excelência em hospitalidade, alcançou um feito extraordinário ao conquistar os prêmios Travellers' Choice do TripAdvisor em grande escala neste ano. Dos seus...
SÃO FRANCISCO DE PAULA - Durante a quinta-feira (25/04), a Polícia Ambiental, em conjunto com policiais militares do Comando Rodoviário da Brigada Militar, e agentes de fiscalização do DAER, desempenharam ações de fiscalização de veículos de transporte. A barreira...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.