18.4 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoRoteiro do Pinhão apresenta a cozinha dos Campos de Cima da Serra...

Roteiro do Pinhão apresenta a cozinha dos Campos de Cima da Serra em São Francisco de Paula

Publicidade

São Francisco de Paula promove a partir da próxima sexta (11) o Roteiro do Pinhão, evento gastronômico que, em tempos de pandemia, deve substituir a tradicional Festa do Pinhão, que esse ano completaria 25 anos. A proposta é misturar turismo e a gastronomia dos Campos de Cima da Serra: o turista poderá passear por 13 restaurantes e experimentar receitas exclusivas à base de pinhão. O evento, com duração até 11 de julho, promete agradar todos os gostos e passa pelo tradicional churrasco de pinhão em duas versões, pela paçoca de pinhão, bolinho frito, pizza, xis, taco (comida tradicional mexicana) e bolo, além de outras receitas inusitadas. Os valores começam em 4 reais (bolinho frito de pinhão – Feira do Produtor) e chegam a 70 reais (escalope com molho de pinhão para duas pessoas – Castelli Restaurante).

Quem também participa do evento é o Parador Hampel, com o Restaurante Ana Terra, que sob o comando do badalado chef Marcos Livi traz o tradicional churrasco de pinhão em uma versão moderna. O chef é famoso por trabalhar com a cozinha dos Campos de Cima as Serra e usar, já no cardápio fixo do restaurante, ingredientes tipicamente serranos como o queijo serrano, o charque e o próprio pinhão.

Publicidade

O Chef destaca que o pinhão está enraizado na cultura do povo serrano. “Quando o inverno chega e já se consegue enxergar a fumaça do fogão a lenha saindo pelas chaminés das casas de madeira, pode-se ter a certeza que ali há pinhão. Seja sapecado, cozinho, no pão, no entrevero ou na paçoca de pinhão, ele está presente. Faz parte do dia-a-dia do povo serrano, da história daqueles que vivem nos Campos de Cima da Serra. O Roteiro do Pinhão é a essência da nossa cozinha, uma cozinha fruto de um bioma quase extinto. Fruto da araucária”, relembra.

Publicidade

Churrasco de Pinhão – Parador Hampel

Serviço:

Quando: de 11 de junho a 11 de julho

Onde: São Francisco de Paula 

Confira os restaurantes participantes:

Churrasco de Pinhão | Parador Hampel

Escalopes ao molho de Pinhão | Castelli Restaurante

Risoto de Pinhão com funghi | Marcela’s Café & Bistrô

La Guapa | Lírio Café

Salgado feito com massa fininha e amanteigada, recheada com pinhão, alho poró da horta, queijo serrano e provolone.

Entrevero de Pinhão | Doce Café

O Entrevero de Pinhão é um prato típico serrano à base de pinhão, linguiça e carnes vermelha, suína e de frango, temperado com pimentões amarelo, vermelho e verde, alho, cebola e cheiro verde.

Bolinho Frito de Pinhão | Feira do Produtor

Bolo de Pinhão | Big Pão

Churrasco de Pinhão | Buenas Hamburgueria

Blend de carne Bovina, suína e pinhão moído com temperos, servido com farofa e batata rústica

Waffle de Pinhão | Café São Bernardo

Xis de Pinhão | Xis da Dona Laura

Paçoca de Pinhão com Charque | CTG Rodeio Serrano

La pizza de cerdo | Ai ki fome

Uma pizza sem massa, com carne especial de porco, com molho de tomate, mussarela, provolone, cebola, azeitona, paçoca de pinhão, azeitona e orégano. Assada na brasa

Tacos Recheados com Paçoca de Pinhão | Taylor’s Pub

Duas tortillas de milho fritas em formato de concha recheadas com paçoca de pinhão, salsa mexicana e alface, acompanhadas de arroz mexicano.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Evento acontece no Território Criativo Vila Joaquina, das 10h às 19h, com diversas atrações gratuitas!GRAMADO - A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, informa que o Dia da Cultura Gramadense está confirmado para acontecer neste domingo (21),...
Kerb das Soberanas trará espetáculo “Arte e Magia” para celebrar tradições germânicas. Público também poderá prestigiar música, gastronomia e chopp.IGREJINHA - Falta pouco para o trio de soberanas da 35ª Oktoberfest de Igrejinha ser escolhido. Na noite deste sábado...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.