13.7 C
Canela
segunda-feira, setembro 9, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoRitmo Bugio e Festival Ronco do Bugio são alçados a patrimônio cultural...

Ritmo Bugio e Festival Ronco do Bugio são alçados a patrimônio cultural imaterial de São Francisco de Paula

Publicidade

O ritmo Bugio e o Festival Musical Ronco do Bugio foram alçados a patrimônio cultural imaterial de São Francisco através de dois projetos lei enviados pelo Executivo ao Legislativo Municipal, que visam proteger a história e a cultura desses elementos tão tradicionais em São Francisco de Paula. As leis 3733 e 3734 de 3 de agosto de 2022 foram aprovadas por unanimidade pelos Vereadores.
 

A originalidade tanto do Ritmo quando do Festival foi resguardada através deste reconhecimento patrimonial como um bem tipicamente serrano, sendo ambos elementos potencializadores que fazem com que a comunidade sinta-se orgulhosa ao alimentar e fortalecer a própria identidade do nosso povo.
 

Publicidade

O ritmo Bugio

O Ritmo do Bugio é um ritmo musical específico que surgiu através do acordeom. Os gaiteiros serranos usavam o jogo de fole, recurso peculiar do acordeom, para destacar e caracterizar o ritmo, que muito se referencia no som marcado que os animais, bugios, produzem nas matas nativas da região dos Campos de Cima da Serra e das Matas dos Pinhais.
 
O Bugio pode ser considerado patrimônio cultural imaterial do nosso município já que está impregnado na nossa identidade. O gênero musical nos caracteriza como “São Chico – Terra do Bugio e dos grandes gaiteiros” e o reconhecimento popular e a memória social formalizam esse sentimento. O registro histórico aponta que o primeiro Bugio registrado musicalmente, aconteceu em 1956, com “O Casamento da Doralice” com partitura e letra com composição de Os Irmãos Bertussi, músicos de renome da cultura gaúcha e nascidos no nosso território de  São Francisco de Paula.

Publicidade

O Festival Ronco do Bugio

O músico, poeta e historiador nascido em São Francisco de Paula, Léo de Souza Ribeiro é quem contextualiza a importância do Festival Ronco do Bugio.“O Festival acontece desde o ano de 1986 quando, sob uma lona de circo, em uma noite gélida no campo do Atlético, o evento aconteceu pela primeira vez. O Festival Ronco do Bugio possui características próprias em sua forma e conteúdo, pois é o único do Brasil onde apenas um ritmo é permitido, ou seja, o Bugio, numa maneira de preservação do compasso oriundo de nossa querência. Na América do Sul algo similar acontece somente na Argentina, em Corrientes, berço do ritmo Chamamé”.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A equipe do Squad Verde segue realizando grande campanha no Municipal de Vôlei Masculino. O time venceu as seis partidas que disputou, tendo até o momento 100% de aproveitamento na competição. Confira na tabela a classificação completa...
CANELA | A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura organiza a Semana Farroupilha de Canela deste ano, que se concentra no Multipalco da Praça João Corrêa. A programação, de 13 a 20 de setembro, convida tradicionalistas, comunidade e visitantes...
Publicidade
Publicidade

Publicidade

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso Canal de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.