Publicidade

Na tarde desta quarta-feira, dia 10, ocorreu uma reunião entre Legislativo e Executivo, a qual tratou da implementação do 5G em Gramado com o intuito de preparar o município para a chegada da nova tecnologia. As Secretarias Municipais de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e a de Planejamento já estão trabalhando na regulamentação da infraestrutura das antenas e realizaram a entrega de demandas à Comissão do Plano Diretor.

A chamada “Lei das Antenas” é o início da estruturação da cidade. “O tema já está previsto e sendo discutido dentro do Projeto de Lei que trata da revisão do Plano Diretor de Gramado”, informa o secretário Rafael Bazzan, mesmo que o cronograma da Anatel aponte que cidades como Gramado deve receber o sinal somente em 2029.
“Um dos grandes desafios na implementação do 5G é como vamos dar maior eficiência para operação, cobertura e disponibilidade dos serviços, de forma a contemplar uma infraestrutura adequada e eficiente no nosso município”, destaca o vereador Renan Sartori (MDB), presidente da Câmara.

Publicidade

Ike Koetz, secretário de Inovação, acrescenta que Porto Alegre é um exemplo de sucesso, pois antecipou sua legislação quatro anos antes da tecnologia chegar e hoje é a primeira capital – após Brasília – a receber o sinal. “Como sabemos que os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos, Gramado também estará pronta”, garante o secretário.

Publicidade

Publicidade