Restaurantes passam por curadoria dos pratos no 14° Festival de Cultura Gastronomia de Gramado

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Os restaurantes credenciados para o 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que ocorre de 8 a 20 de setembro, na rua Pedro Benetti, estão passando pela curadoria dos pratos. Com foco na democratização do evento, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos grandes eventos de Gramado, abriu credenciamento público para todos os restaurantes da cidade e mais de 20 estabelecimentos fizeram sua inscrição.

Em função do espaço limitado, a curadoria especializada está com a difícil missão de selecionar os 16 participantes do evento. Os chefs Thomas Silveira, que foi vencedor do Concurso Melhor Chef 2021, Kátia Souza e Bruna Forneck, do curso de Gastronomia da UCS, começaram os trabalhos de avaliação das receitas nesta segunda-feira, dia 1°, na UCS Hortênsias. Na terça-feira, 9 de agosto, os outros credenciados passam pela análise da curadoria especializada. “Os chefs dos restaurantes vieram muito preparados, procurando mostrar o que há de mais delicioso em seus estabelecimentos. Tudo pensado com muito carinho e exclusividade para o evento. São pratos feitos com o coração. Na próxima semana, a fase de avaliação continua. Será uma tarefa difícil para a banca de curadores”, avalia Paula Kohl, gestora do festival e assessora de eventos da Gramadotur.

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Em 2022, o evento terá 16 estabelecimentos participantes, o que representa um crescimento superior a 30% em comparação com a edição passada. “Após o começo da pandemia, o Festival de Cultural e Gastronomia foi o primeiro evento a ser realizado pela Gramadotur no formato presencial. Neste ano, temos um cenário mais favorável no contexto da pandemia e foi possível ampliar”, diz Paula.

TEMA 2022

Com o tema “Oliveiras, olivas e azeites – Harmonizando Sabores”, os pratos devem ser harmonizados com diferentes tipos de azeites e outros produtos derivados do fruto. Serão disponibilizados 14 espaços para comercialização de pratos salgados e dois para comercialização de pratos doces. Cada operação poderá vender duas opções de pratos salgados, um ao valor de R$35,00 e um mais elaborado por R$ 50,00. Já a operação de doce, poderá vender o prato ao valor de R$ 30,00.

Além dos restaurantes, a Gramadotur abriu credenciamento público para a operação do bar de drinks e para a exclusiva Cave do Festival, que terá sete vinícolas gramadenses. Já a gestão do bar de não-alcoólicos, cervejas e chopes, será definida por processo licitatório.  “Procuramos democratizar a adesão ao festival. Todos os estabelecimentos gastronômicos de Gramado puderam fazer credenciamento, desde que tivessem a documentação regularizada. No bar, o vencedor da licitação poderá vender produtos de nossas microcervejarias e do nosso patrocinador”, observa a gestora.

O 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur e correalização da Abrasel Hortênsias. O evento tem patrocínio master Laghetto Golden Propriedades. Co-patrocínio: Oxford Strauss. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi – Pioneira 120 anos, Escola Chef Gourmet, Senac, UCS, Adylnet, Lagos de Gramado Chocolates Artesanais. Apoio Institucional: Ibraoliva. Colaborador: Materia Capitão Rodrigo.

Foto: Cleiton Thiele/Serra Press

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