8.4 C
Canela
sábado, 28 junho, 2025
spot_img
InícioEsporteProjeto Capoeira & Cidadania leva esporte e assistência a 140 alunos da...

Projeto Capoeira & Cidadania leva esporte e assistência a 140 alunos da rede municipal

spot_img
spot_img



CANELA | Buscando oportunizar o desenvolvimento da criatividade através da música, dança, jogos e expressão corporal, transmitidos pela capoeira, alunos da rede municipal de ensino de Canela estão sendo contemplados em uma parceria entre a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Canela.

O projeto, que acontece por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) estendido, é intitulado como “Capoeira & Cidadania”, e é desenvolvido pelo professor Luis Carlos da Silva de Oliveira. O programa já é realizado nos Cras Santa Marta e Canelinha e foi estendido para algumas Escolas Municipais de Educação Fundamental, abrangendo 140 estudantes, de diversas faixas etárias, com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As crianças aprovam o projeto. Yasmin Lourenço Lima, de 10 anos, começou a praticar capoeira este ano, na Escola Bertholdo Oppitz. “Aqui tenho a oportunidade de fazer novos amigos e de me exercitar, é muito bom”, ressalta. A colega Júlia dos Santos, 14 anos, que pratica o esporte há três, acrescenta que uma das lições mais importantes adquiridas na atividade é o respeito e a empatia pelo próximo, que é transmitida nas aulas.
Além da atividade física, a ação visa atender às necessidades sociais das crianças, disponibilizando, quando necessário, um acompanhamento com os técnicos do Cras, com atendimento de psicólogos e assistente social.

Segundo a secretária adjunta da Assistência Social, Solange Aguiar, a iniciativa vai além do lazer. “Também promove o fortalecimento de vínculo e dá uma assistência para as crianças e adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade”, destaca.

OBJETIVOS:
O projeto Capoeira & Cidadania oferece para as crianças e adolescentes a oportunidade de:
1. Desenvolvimento físico: Melhora da coordenação motora, flexibilidade e condicionamento;
2. Desenvolvimento social: Promoção do respeito mútuo, trabalho em equipe e integração com a comunidade;
3. Desenvolvimento cultural: Conexão com a história ancestral e tradições da capoeira, incluindo sua música, rituais e movimentos.
4. Desenvolvimento emocional: Estímulo à autoconfiança e disciplina;
5. Expressão artística: Oportuniza o desenvolvimento da criatividade através da música, dança, jogos e expressão corporal.
6. Saúde: Melhoria do bem-estar geral através da prática regular e do convívio com outros praticantes.
7. Estrutura técnica: As técnicas de Assistência Social e psicólogas do Cras Canelinha acompanham as crianças e jovens, as famílias e o desenvolvimento do projeto.

REALIZAÇÃO
O projeto é realizado em quatro escolas municipais, com aulas nas:
Terças-feiras –  às 14h – na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bertholdo Oppitz – no bairro São Lucas;
Quarta-feira – 13h – Escola Municipal Noeli Silva de Azevedo – bairro Santa Marta;
Quinta-feira – 14h –  Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco – bairro Saiqui;
Sexta-feira – 14h – Escola Municipal de Ensino Fundamental Dante Bertolucci- bairro São Luiz.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Na manhã desta sexta-feira (27/06), a Brigada Militar prendeu um homem de 47 anos em São Francisco de Paula. Contra ele havia dois mandados de prisão em aberto, sendo um por homicídio ocorrido em...
Droga estava fracionada em 40 porçõesGRAMADO | Na tarde de quinta-feira (26/06), a Brigada Militar durante policiamento ostensivo em Gramado abordou um indivíduo suspeito próximo a uma escola infantil.Em revista pessoal foi localizado dentro de sua mochila 40 porções...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade