14.6 C
Canela
quarta-feira, abril 23, 2025
spot_img
InícioNotíciasProjeto “Barriga Feliz” acabou com o desperdício de alimentos no almoço da...

Projeto “Barriga Feliz” acabou com o desperdício de alimentos no almoço da Escola Municipal Cônego João Marchesi

Com a expectativa de mudar o rumo da alimentação das mais de 90 crianças que almoçam na escola, o “Barriga Feliz” foi posto em prática.

Com o objetivo de cessar o desperdício de alimento no momento do almoço do turno integral, a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cônego João Marchesi elaborou o projeto “Barriga Feliz”, mesclando nutrição com autonomia e liderança dentro da escola.

Com o auxílio de alunos do 4° ano, comandados por um representante das turnas de 6° ao 9° ano e a monitora da escola, Letícia da Fonseca, a hora do almoço foi reelaborada na Cônego João Marchesi. Estes estudantes ganham crachás para identificação e são responsáveis pela organização no momento de comer, proporcionando tranquilidade e ajuda às professoras.

Ana Laís e Alessandro, alunos do 7°ano do ensino fundamental e monitores do projeto

Logo que o turno integral foi instituído, ainda antes da pandemia, o problema do desperdício de comida foi um ponto preocupante para a administração escolar. Com a expectativa de mudar o rumo da alimentação das mais de 90 crianças que almoçam na escola, o “Barriga Feliz” foi posto em prática. A diretora, Graciela Holdorff de Almeida, explica como funciona o projeto. “Em um primeiro momento nós começamos a incentivar o consumo de alimentos variados com o uso de papeizinhos coloridos. Os alunos sinalizaram suas preferências antes do almoço e no momento da refeição, os pratos já estavam servidos de acordo com o que era pedido”, diz.

Hoje em dia, o projeto já não utiliza mais a sinalização com papéis, pois agora os estudantes já mudaram seus hábitos alimentares e estão mais receptivos com as frutas e verduras. Porém, todos os dias as crianças devem escolher ao menos um tipo de salada para compor o seu prato.

Depois de comer, os estudantes participam de brincadeiras ao ar livre – Fotos: Taís Berti e André Fernandes

Projeto horta na escola

Outro ponto de incentivo para a melhora da alimentação dos alunos, é o projeto horta na escola. Muitos dos insumos utilizados nas refeições são cultivados por eles na própria estufa e na horta da instituição, sendo mais um motivo para despertar o interesse de novos alimentos.

Apresentação do projeto para toda a rede

A secretária de Educação, Esporte e Lazer Janete da Silva Santos elogia o projeto da Cônego e solicitou para que a diretora Graciela apresentasse o trabalho na reunião de diretores realizada na semana passada com a intenção de que o projeto seja um incentivo a ser aplicado nas demais instituições da rede. “O combate ao desperdício e o estímulo a hábitos de vida mais sustentáveis devem fazer parte das premissas de toda a nossa rede escolar, pois mesmo com o trabalho da nossa nutricionista, diagnosticamos que acontecem sobras de alimentos”, comentou Janete.

Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | A Polícia Civil de Gramado, com apoio da Brigada Militar na troca de informações preliminares, elucidou um crime de roubo ocorrido no centro de Gramado, no mês de janeiro deste ano.O suspeito foi localizado e preso nesta...
CANELA | Uma colisão de trânsito ocorrida na Rua Dona Carlinda, centro da cidade, deixou duas pessoas feridas nesta quarta-feira (23/04). O acidente ocorreu por volta de 19hs, nas proximidades da Loja Reggla, envolvendo um veículo Celta e uma...
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.