19.3 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasProcon alerta sobre casos de golpes aos aposentados e beneficiários do INSS

Procon alerta sobre casos de golpes aos aposentados e beneficiários do INSS

Publicidade

Munidos de muita persuasão, golpistas têm gerado prejuízos na cidade. Por este motivo, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Canela alerta a população, em especial a população idosa, e aqueles que possuem benefício do INSS como Aposentadoria, Pensão por morte ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como o golpe está acontecendo?
Este tipo de golpe está acontecendo com uma simples ligação telefônica, onde o atendente identifica que é funcionário do INSS, funcionário de algum banco ou consultor de alguma instituição financeira e informa a vítima que ela possui um valor a ser resgatado oriundo de pagamentos feitos a mais ou de empréstimos descontados erroneamente ou terá que fazer “Prova de Vida”, do seu benefício.

Publicidade

O que fazer para evitar o golpe?
Para evitar cair neste tipo de golpe, não se deve aceitar nenhum tipo de ligação ou oferta quando o assunto é empréstimo ou resgate do INSS, e jamais passar dados pessoais como: RG, CPF, e do comprovante de residência, e simplesmente uma selfie (foto de rosto), pois pode caracterizar a confirmação do empréstimo pelo consumidor, tão pouco clicar em links enviados por pessoas desconhecidas no WhatsApp.

Publicidade

Preciso de um empréstimo. Como saber se não estou caindo em um golpe?
Para o consumidor que realmente precisa do empréstimo, neste caso, ele deve procurar uma agência física de banco ou instituição financeira para ter todos os detalhes do negócio a ser realizado, ler atentamente as cláusulas do contrato, se informar a respeito do valor final a ser pago e não apenas acerca do valor da parcela que será debitada, e ainda dar preferência a estar sempre acompanhado ao fazer esse tipo de transação.

Caí neste golpe. O que devo fazer?
Aquele que, infelizmente, caiu neste golpe deve imediatamente ir até a delegacia local, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Procurar o Procon para proceder com o cancelamento do empréstimo e devolução do valor depositado em sua conta. Em nenhuma hipótese o consumidor deverá pagar boletos enviados pelos próprios vendedores de empréstimo.

Procon Canela
Telefone: 3282-5121
WhatsApp: 54 9 91381905
e-mail: [email protected]
Endereço: Rua Dom Pedro II, nº8 – sala 1

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  A Terceirona de Futsal de Canela segue tendo como destaque muitos gols e jogos emocionantes. No entanto, na semana passada a competição registrou uma briga generalizada entre atletas das equipes do Boleiros e Águia Futsal. Como prevê...
GRAMADO - Como forma de comemorar os cinco anos desde que foi fundada, a pizzaria O Mestre Gramado prepara uma promoção que vai marcar o dia 26 de abril de 2024. Neste dia, sexta-feira, a pizzaria abrirá ao público...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.