Na Semana do Idoso de Canela, o Procon, órgão de defesa do consumidor, faz um alerta para os perigos que os empréstimos bancários consignados e as operações “tele saques” – que são aqueles empréstimos descontados das aposentadorias, sem a solicitação ou com ausência de informações – podem representar para idosos e aposentados.
CUIDADO!
O crédito é fácil sim, mas não é fácil pagar. As dívidas fazem parte do dia‐a‐dia das pessoas e, se bem administradas, não fazem mal. Entretanto, o grande problema é o comprometimento excessivo de sua renda. Alguns vendedores, instituições financeiras ou bancos costumam dizer que eles não vendem crédito, mas sonhos. Atenção: esse “sonho” pode se tornar um verdadeiro pesadelo se você não pensa muito bem antes de tomar o crédito e de avaliar se de fato aquele crédito cabe no seu bolso. A seguir, vamos apresentar algumas dicas importantes para você fugir das armadilhas do crédito.
ATENÇÃO!
Tenha muito cuidado ao utilizar caixas eletrônicos, pois você pode adquirir um empréstimo sem querer. Caso você não saiba usar muito bem o caixa eletrônico, peça ajuda a alguém de muita confiança. Há casos de pessoas que adquirem o empréstimo no caixa eletrônico, sem saber, e depois se complicam. Desconfie dos funcionários das intuições com crachás e coletes escritos “Posso te Ajudar ”, pois, muitas vezes, eles defendem os interesses dos bancos e tentam vender empréstimos para os clientes a todo custo.
ANTES de contratar um empréstimo, avalie se ele é realmente necessário e quanto a sua renda vai ser reduzida com a prestação a ser paga. Resista aos pedidos dos familiares para a aquisição de empréstimos sem necessidade porque a sua aposentadoria ou pensão será sacrificada MÊS A MÊS.
NUNCA adquira créditos com pessoas estranhas na rua ou por telefone. Não assine contratos ou documentos sem a presença de familiares ou de alguém de sua total confiança.
JAMAIS empreste seu nome para outra pessoa fazer empréstimo. Se você emprestar, e ela não pagar, você que emprestou terá seu nome negativado (sujo). O seu CARTÃO de banco e senha não devem ser entregues a ninguém.
Na aquisição de um CRÉDITO, não pode ser exigida a compra de um produto como seguro ou tulo de capitalização por exemplo. Essa prática é ilegal por tratar‐se de venda casada.