A Prefeitura de São Francisco de Paula, através da Secretária Municipal de Saúde, inicia no mês de março novo projeto que deve levar a Sala de Vacinas para bairros e zona rural do Município. Chamada de Vacinação Extramuros, a estratégia de vacinação fora da Sala de Vacinas tem como objetivo alcançar um grupo de usuários que, muitas vezes, não tem disponibilidade de se dirigir até a Sala de Vacinas para receber uma vacina.
De acordo com o Secretário de Saúde Moacir Daros, essa é uma ação de extrema importância para saúde, pois contribui para o crescimento dos índices da vacinação e, consequentemente, para a redução dos casos de doenças. “A vacina é a forma mais segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças. É através da vacina que o sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos, com a finalidade de proteger as pessoas quando são expostas a uma doença”, explicou o Secretário.
A ação deve ser realizada todos os meses, sem a necessidade de agendamento. O cronograma será divulgado no site e redes sociais da Prefeitura todo final de mês. Serão administradas vacinas de rotina do calendário nacional de imunização. A aplicação da dose bivalente da vacina contra a covid está sendo aplicada somente em pessoas com 70 anos ou mais. As demais doses seguem sendo aplicadas normalmente, conforme calendário federal de vacinação. Para se vacinar é necessário possuir em mãos documento oficial com foto, cartão SUS e carteira de vacina.
Essa é a décima quarta ação realizada em comemoração ao aniversário de São Francisco de Paula. Ao longo do ano de 2023, a administração municipal vai realizar 120 atividades e eventos para comemorar os 120 do Município. A primeira ação aconteceu no dia 7 de janeiro, com a festa em comemoração ao aniversário da cidade