Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Nestor Tissot e secretários municipais receberam a imprensa nacional na Prefeitura de Gramado para uma coletiva onde os profissionais de comunicação puderam sanar suas dúvidas sobre a situação de Gramado nos últimos dias.
O prefeito iniciou ressaltando que a Prefeitura de Gramado vem atuando em conjunto com os órgãos de segurança para auxiliar a população e disse que novos técnicos virão para Gramado no domingo (26) e aproveitarão a previsão de sol para realizar estudos com equipamentos específicos. Na segunda-feira (27), o prefeito Nestor Tissot irá para Brasília onde visitará a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e outros órgãos em busca da ágil liberação de recursos.
A procuradora-geral de Gramado, Mariana Melara Reis, destacou que a coletiva foi realizada com o objetivo de atualizar as informações e também combater as inúmeras informações falsas sobre a situação de Gramado que circularam nos últimos dias. Mariana contou que o município declarou Estado de Calamidade Pública em virtude do agravamento da situação de emergência e consequente desastre classificado e codificado como “Movimento de Massa” na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres.
O secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, esclareceu que o prédio que ficava localizado na Ladeira das Azaleias e que caiu nesta quinta-feira (23), foi interditado em 2020 após vistorias da Defesa Civil por meio de pedido realizado no Fala Cidadão. O prédio seguia interditado desde então e a sua ocupação era irregular.
A secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, ressaltou que as atenções da Prefeitura nunca estiveram voltadas somente ao prédio, já que a maior preocupação é um olhar para o todo do município, com estudos voltados, neste momento, para as áreas mais atingidas pelas chuvas, como o bairro Três Pinheiros, bairro Planalto, Loteamento Orlandi e linhas rurais. A secretária ainda destacou que um estudo do CPRM, feito em 2015 para a construção do Plano Diretor indicou as áreas de risco do Município, e nenhuma delas teve problema com as chuvas dos últimos dias.
Os representantes do município destacaram também que a área central não foi atingida e que os parques, restaurantes, hotéis e atrações estão funcionando normalmente. Segundo dados da Defesa Civil de Gramado, atualmente cerca de 526 pessoas estão fora de casa e 45 delas ocupam abrigos montados pela Prefeitura nos ginásios do bairro Piratini e da Viação Férrea.
Reunião com moradores do bairro Três Pinheiros
Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Nestor Tissot e secretários municipais se reuniram com a comunidade do bairro Três Pinheiros, que está totalmente interditado desde domingo (19) por risco de queda de barreira e deslizamento do solo, para falar sobre as ações do Executivo Municipal frente a esta situação.
O prefeito reforçou que a evacuação do bairro ocorreu de maneira preventiva. “Sabemos que cada um tem seu patrimônio e sua casa, mas o principal objetivo é preservar as vidas”, disse. Nestor também falou sobre as equipes de profissionais que estão atuando desde do início da situação, e contou que no próximo domingo (26), novos técnicos de fora virão com equipamentos para fazer análises. “Nesse momento, estamos estudando o que podemos fazer, queremos agir com cautela e nos embasar em estudos corretos”, falou o chefe do Executivo.
As equipes técnicas da Prefeitura destacam que o muro de contenção da Perimetral está sendo analisado, bem como diversas outras áreas de risco.
As ruas Miguel Tissot e FG Bier, que também estavam interditadas, foram liberadas nesta sexta-feira (24). O trânsito de veículos deverá ser liberado apenas durante o dia e com clima sem chuvas.
Durante a reunião, Executivo e comunidade também fizeram ajustes de comunicação, para que a população receba com mais agilidade as informações oficiais sobre o bairro. A Brigada Militar reforçou que o monitoramento do local está acontecendo de forma efetiva e ouviu demandas da população sobre o que pode ser melhorado.
Na tarde de hoje, a Defesa Civil organizou a entrada das pessoas em suas casas, de maneira tranquila e ordenada, para retirada de itens essenciais. Segundo dados da Defesa Civil de Gramado, cerca de 526 pessoas estão fora de casa e 45 delas ocupam abrigos montados pela Prefeitura de Gramado nos ginásios do bairro Piratini e da Viação Férrea.
Crédito: Ascom/PMG