O prefeito Marcos Aguzzolli e o Vice-prefeito Thiago Teixeira recepcionaram na tarde desta quinta-feira (07) Tropeiros que percorreram durante os últimos 4 dias o percurso de Riozinho até São Francisco de Paula, passando pela Festa do 100 anos do Tríduo em Barra do Ouro, em Maquiné. Na breve cerimônia, Aguzzolli realizou a troca de mantimentos, tendo oferecido pão, cachaça e geleia e recebendo açúcar, rapadura, pão, cachaça e outros itens trazidos pelo grupo durante a Tropeada.
Os Tropeiros, comandados pelo Sr Hélio Pereira, representam simbolicamente a história viva do desenvolvimento econômico da nossa região onde as trocas e escambos eram realizados de forma a circular as mercadorias entre o litoral e a serra como a rapadura, charque, farinha de mandioca e açúcar. O trajeto realizado passou pelo Caconde, fazendo pouso no Sumidouro, passando pela localidade do Chuvisqueiro, sempre sem apoio logístico ou automotivo, como faziam os antigos tropeiros.
A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto Vanessa Spindler, destacou que o grupo mantém a cultura das tropeadas, perpetuando a história dos nossos ancestrais. “São representantes daqueles que abriram os caminhos dentro do Rio Grande do Sul possibilitando o desenvolvimento enquanto abriam picadas em meio à encosta da serra ligando o litoral ao topo da serra”, lembrou.
Foto: Josiele Silva/PMSFP