17.8 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeito Marcos Aguzzolli recepciona Tropeada vinda de Riozinho

Prefeito Marcos Aguzzolli recepciona Tropeada vinda de Riozinho

Publicidade

Os tropeiros, comandados pelo Sr Hélio Pereira, percorreram por 4 dias o trajeto de Riozinho em direção a São Francisco de Paula.

O prefeito Marcos Aguzzolli e o Vice-prefeito Thiago Teixeira recepcionaram na tarde desta quinta-feira (07) Tropeiros que percorreram durante os últimos 4 dias o percurso de Riozinho até São Francisco de Paula, passando pela Festa do 100 anos do Tríduo em Barra do Ouro, em Maquiné. Na breve cerimônia, Aguzzolli realizou a troca de mantimentos, tendo oferecido pão, cachaça e geleia e recebendo açúcar, rapadura, pão, cachaça e outros itens trazidos pelo grupo durante a Tropeada. 

Os Tropeiros, comandados pelo Sr Hélio Pereira, representam  simbolicamente  a história viva do desenvolvimento econômico da nossa região onde as trocas e escambos eram realizados de forma a circular as mercadorias entre o litoral e a serra como a rapadura, charque, farinha de mandioca e açúcar. O trajeto realizado passou pelo Caconde, fazendo pouso no Sumidouro, passando pela localidade do Chuvisqueiro, sempre sem apoio logístico ou automotivo, como faziam os antigos tropeiros. 

Publicidade

A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto Vanessa Spindler, destacou que o grupo mantém a cultura das tropeadas, perpetuando a história dos nossos ancestrais. “São representantes  daqueles que abriram os caminhos dentro do Rio Grande do Sul possibilitando o desenvolvimento enquanto  abriam picadas em meio à encosta da serra ligando o litoral ao topo da serra”, lembrou.

Publicidade

Foto: Josiele Silva/PMSFP

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  A Terceirona de Futsal de Canela segue tendo como destaque muitos gols e jogos emocionantes. No entanto, na semana passada a competição registrou uma briga generalizada entre atletas das equipes do Boleiros e Águia Futsal. Como prevê...
GRAMADO - Como forma de comemorar os cinco anos desde que foi fundada, a pizzaria O Mestre Gramado prepara uma promoção que vai marcar o dia 26 de abril de 2024. Neste dia, sexta-feira, a pizzaria abrirá ao público...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.