16.8 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaPolícia Civil prende grupo especializado em furtos em casas de alto padrão

Polícia Civil prende grupo especializado em furtos em casas de alto padrão

Publicidade

Na tarde de quinta-feira (23), a Polícia Civil prendeu em flagrante três integrantes de associação criminosa especializada em furtos em residências de alto padrão, cometidos mediante arrombamento. O grupo criminoso passou a agir em Gramado nos dias 18 e 19 de maio, chamando a atenção o fato de que em suas ações buscavam a subtração de dinheiro (reais, dólares e euros) e joias, raramente furtando outros objetos de valor que encontravam nas casas. Também se verificou que eram extremamente organizados e conheciam joias, sabendo diferenciar de bijuterias, que não eram subtraídas.

Após as primeiras ações, os criminosos voltaram a agir em Gramado nos dias 01, 02 e 03 de junho, totalizando, até então, 16 residências invadidas nos bairros Planalto, Tirol, Bavaria e Avenida Central.
Também chamou atenção o fato de que os criminosos escolhiam casas sem sistema de monitoramento por câmeras, em regra em ruas com pouco movimento, sempre buscando se certificar de que não havia ninguém nos imóveis no momento da ações.

Publicidade

Com as investigações em andamento e já traçado o modo de agir da associação criminosa, no dia 22 de junho o grupo voltou a atuar na cidade, agindo nos referidos bairros, cometendo pelo menos seis arrombamentos em residencias entre os dias 22 e 23 de junho, acrescentando o bairro Carniel às investidas.

Publicidade

Na quinta-feira, equipes policiais realizavam monitoramento discreto em todos os bairros visados pelo grupo criminoso, quando se depararam com o trio no Bairro Tirol, onde iniciavam a execução de outro arrombamento. Inicialmente, foi abordado o condutor do veículo, um Ford Fiesta cor preta, clonado, com placas adulteradas. Em buscas no veículo foram encontradas diversas ferramentas usadas em arrombamento de casas e cofres, rádios comunicadores, jogos de placas veiculares, usadas para ludibriar o cercamento eletrônico e dificultar a investigação e monitoramento dos veículos usados pelo grupo criminoso, além de joias/semijoias e relógios, um deles reconhecido por uma vítima dos furtos, que esteve na quarta-feira (22) na Delegacia de Polícia registrando ocorrência sobre o fato.

Também se verificou que os responsáveis pelos arrombamentos já haviam iniciado a ação na residência localizada no referido endereço, onde foi encontrada uma chave de fenda usada para abrir a porta da casa. Diante disso, o perímetro foi cercado e os outros dois integrantes do grupo foram encontrados escondidos embaixo de uma casa/galpão de obra, no terreno que faz fundos com a casa que pretendiam ingressar ao serem encontrados pela equipe da Polícia Civil. Com estes suspeitos também foram encontradas ferramentas usadas nos arrombamentos.

O trio, oriundo do Estado do Paraná, resistiu à prisão. Ainda houve a apreensão de um veículo Mobi, também usado pelo grupo criminoso, que estava em uma pousada na cidade de Canela, bem como de documento falso, além de celulares/smartphones, dentre outros objetos. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Gramado, Órgão responsável pelas investigações, em conjunto com a Delegacia de Polícia de Canela e com a Brigada Militar, 1. BPAT.

O delegado Gustavo Celiberto Barcellos, titular da DP Gramado, ressaltou o empenho e dedicação do efetivo policial, que desde os primeiros casos não mediu esforços para buscar a identificação e responsabilização dos criminosos, que vinham aterrorizando a comunidade gramadense, especialmente dos bairros mais visados. Conforme o Delegado Gustavo, o efetivo da Polícia Civil trabalhou incessantemente neste sentido, buscando a retomada da tranquilidade e segurança aos cidadãos de Gramado.

O delegado Gustavo ainda ressaltou o trabalho integrado, com troca constante de informações com a Delegacia de Polícia de Canela e com a Brigada Militar, desde os primeiros casos, o que foi crucial ao êxito da ação e prisão dos criminosos. O delegado Regional de Gramado, Heliomar Athaydes Franco, ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido, que levou à prisão criminosos que integram associação especializada e voltada a prática de crimes contra o patrimônio, que cometeu dezenas de furtos em residências na cidade, o que vinha abalando a comunidade de Gramado, não acostumada com investidas criminosas desta natureza, tratando-se de ação de repressão qualificada, que deu fim a atuação deste grupo criminoso na cidade, evitando-se, com isso, que cometessem inúmeros outros crimes. Acrescentou que a resposta firme, imediata e integrada com os outros Órgãos de Segurança Publica faz da região o destino turístico mais seguro do Brasil.

As investigações prosseguem, objetivando identificar e implicar os demais integrantes da associação criminosa, especialmente seus líderes e os responsáveis por receptar o produto dos crimes cometidos. A Delegacia de Polícia de Gramado solicita que eventuais vítimas, que ainda não registraram ocorrência, compareçam ao Órgão Policial para formalizar o registro. Até o momento, foram contabilizados 22 furtos em residências em Gramado imputados ao grupo criminoso. Após os trâmites legais, os investigados foram recolhidos ao sistema prisional.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nesta quarta-feira (24), a equipe da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Canela recebeu a visita de representantes da educação do município de Três Palmeiras, RS. A comitiva teve a oportunidade de realizar uma visita técnica...
Prefeituras gaúchas debatem inovação como vetor de desenvolvimento econômico, Inteligência Artificial nas eleições e soluções voltadas para a transformação digital dos serviços públicos. Prefeitos inovadores também serão reconhecidos no evento.CANELA - Prefeitos, gestores e servidores de mais de 100...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.