Na quarta-feira (16), a Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar, prendeu em flagrante um homem suspeito de envolvimento no tráfico de drogas, resultando na apreensão de grande quantidade de ecstasy. A partir do monitoramento permanente acerca do narcotráfico em Gramado, a Polícia Civil apurou que um homem estaria transportando drogas sintéticas da região metropolitana com destino a Gramado, onde seriam vendidas.
Com a identificação do veículo, passou-se a monitorar seu deslocamento, sendo realizada a abordagem em um posto de combustíveis às margens da RS 115, em Igrejinha. Neste momento, o motorista do veículo desobedeceu as ordens dos Policiais Civis e empreendeu fuga, deixando o local em alta velocidade, passando sobre a calçada e quase atropelando agentes policiais. Iniciou-se perseguição, que culminou na abordagem e detenção do suspeito na RS 115. No veículo, foi apreendido o celular do suspeito.
Havendo fortes evidências de que o suspeito havia dispensado as drogas durante a fuga, com apoio da Brigada Militar, passou-se a procurar pelos entorpecentes, que foram localizados por uma guarnição da Brigada Militar nas proximidades do posto de combustíveis onde ocorreu a abordagem inicial e fuga do criminoso, exatamente no trajeto da fuga.
Foram apreendidos 146 comprimidos de ecstay. A prisão foi realizada pela Delegacia de Polícia de Gramado, responsável pelas investigações, com apoio da Brigada Militar de Igrejinha. O suspeito, que residia em Santa Catarina, foi recolhido ao sistema prisional.