Nesta sexta-feira (19) uma grande operação de combate ao tráfico de drogas foi deflagrada em São Francisco de Paula para combater uma organização criminosa que movimentava cerca de 150 mil reais mensais. A equipe da Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula investigou a organização que tinha forte atuação na cidade e na região, com funções bem definidas, nos moldes de uma empresa, organizando-se com a distribuição, venda e recolhimento de dinheiro auferido com a prática ilícita.
A investigação que se iniciou há um ano identificou 22 indivíduos que participam do grande esquema de tráfico de drogas na cidade nos bairros Santa Isabel, Campo do Meio, Rincão, Cipó, Aratinga (interior) e, inclusive, de dentro do presídio de São Francisco de Paula. Dos vinte e dois investigados, os quais ostentam antecedentes criminais, três já se encontram recolhidos no sistema prisional.
A Operação Policial cumpriu dezessete mandados de busca e apreensão em São Francisco de Paula e um em Parobé. Na ação policial foram apreendidas drogas, dinheiro e veículos. Participaram da operação 76 policiais civis.
Conforme informou a Delegada Fernanda Seibel Aranha, titular da DP de São Francisco de Paula, o combate ao tráfico de drogas merece atuação firme da Polícia Civil, tendo a operação policial a finalidade de enfraquecer o poderio econômico da organização criminosa atuante na cidade. A seção de investigação da Delegacia trabalhou por mais de um ano na apuração do grande esquema de tráfico de drogas da cidade, identificando traficantes dos principais bairros da cidade, interior e, inclusive, de traficantes que agiam de dentro do presídio. Ressalta a Delegada que o crime de tráfico de drogas está diretamente ligado a crimes patrimoniais cometidos na cidade gerando insegurança e prejuízo econômico à comunidade.
O Delegado de Polícia Gustavo Celiberto Barcellos, Delegado Regional substituto de Gramado/RS, destacou a relevância das ações realizadas para o enfraquecimento do crime organizado que culminou com o número expressivo de prisões preventivas decretadas. Após a formalização das prisões, os investigados serão encaminhados ao Presídio de São Francisco de Paula e uma presa ao Presídio Regional de Caxias do Sul.